
Tech 10 Mai
07 de junho de 2018 8
A incansável busca por vida extraterrestre recebeu mais uma boa notícia. Depois de a NASA ter descoberto 10 planetas semelhantes à Terra em junho passado, e uma astrônoma ter afirmado estarmos a cerca de 80 anos de confirmar que não estamos sozinhos no Universo, pesquisadores encontraram um sistema próximo ao nosso que pode abrigar vida.
De acordo com os estudos de Tom Ayres, um pesquisador da Universidade do Colorado, o sistema de Alpha Centauri, o mais próximo do nosso Sistema Solar, possui duas estrelas com possibilidade de abrigar vida em sua vizinhança, por assim dizer.
O sistema de Alpha Centuri será a primeira parada para viajantes intraestelares da Terra. A idade do sistema é similar à do Sol, que é boa para o desenvolvimento da vida.
Ayres estudou 13 anos de dados do Observatório de raios-X Chandra, pertencente à NASA, e observou que a radiação emitida por duas das três estrelas do sistema vizinho ao nosso são ideais para a formação de vida. De acordo com o pesquisador, o "cilma espacial" em torno das Alpha Centauri A e B é parecida com a do Sol.
A Alpha Centauri A emite menos radiação que o Sol, enquanto a Alpha Centauri B emite mais. Porém, de acordo com Ayres, não é uma quantidade muito maior, a ponto de ser prejudicial à vida no entorno da estrela.
É provavelmente ok, não é exageradamente maior que o Sol. Chandra nos mostra que a vida pode ter uma chance de sobreviência em planetas ao redor dessas estrelas.
Infelizmente, no entanto, ainda não foram encontrados planetas orbitando nenhuma das duas estrelas. Apenas a Alpha Centauri C, também conhecida como Proxima Centauri, já teve confirmada um corpo celeste em sua órbita, mas essa estrela é uma anã antiga altamente ativa, e banha esse planeta com radiação mortal.
Felizmente, a distância dessa para as outras duas estrelas é grande o bastante para garantir a segurança na órbita das Alpha Centauri A e B.
O sistema fica a cerca de quatro anos-luz de distância da Terra, e já existe uma iniciativa que tenta criar um foguete para viajar a um quinto da velocidade da luz em breve. Se for bem sucedida, é possível que a raça humana envie sondas que chegariam ao sistema vizinho em pouco mais de duas décadas. E aí, quem sabe, encontraremos vida além do nosso planeta.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários