LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pagamentos pelo celular serão mais fáceis com nova versão do boleto bancário

27 de agosto de 2018 11

O boleto é amplamente adotado no Brasil, e nem a internet conseguiu mudar o fato de que ele é a preferência dos consumidores brasileiros. Já que ele resite às novas tecnologias e ainda é oferecido por e-commerces como opção de pagamento, nada mais justo que o lançamento de uma versão responsiva do boleto bancário para celular.

Apesar de muito popular - são mais de 10 milhões por dia, ou 3,7 bilhões por ano, no Brasil, segundo dados da Febraban - o boleto não é um documento adaptado à tela do smartphone. Isso pode ser um problema, pois os aparelhos móveis já correspondem a 41% das compras online, de acordo com a PwC.

Um estudo promovido pela agência de proteção ao crédito SPC revela que smartphone tem papel decisivo para 74% dos brasileiros que compram online. No entanto, um dos principais problemas no comércio móvel é a baixa taxa de conversão das vendas. Para a BigData Corp. e PayPal, isso acontece porque somente 24,2% das lojas virtuais brasileiras são responsivas.

Preencher formulários de checkout em um smartphone ou tablet não é muito amigável. Por isso, é "fundamental que os lojistas de e-commerce adaptem tanto seus sites como os meios de pagamentos para o m-commerce", explica Carlos Ogata, diretor do Comitê de Facilitadores da PAGOS (Associação de Gestão de Pagamentos Eletrônicos).

Desta forma, facilitarão ao máximo a experiência do consumidor durante todo o processo de compra e conseguirão cativar seus clientes

Uma versão dos boletos otimizada para exibição nos smartphones e tablets facilita a vida dos clientes, já que torna possível copiar os dados para pagamento no app do banco do comprador e depois pagar em qualquer um dos 170 mil caixas eletrônicos existentes no país.

Basta que os terminais de autoatendimento utilizados pelos clientes possuam leitor de código de barras com a tecnologia para a leitura da tela do celular. Assim, só será necessário girar o smartphone para exibir e escanear o código. Além disso, claro, o usuário também poderá imprimir o boleto no formato convencional.

De acordo com a PAGOS, o novo boleto responsivo melhora a experiência de pagamento em smartphones e tablets, o que pode resultar em mais conversões para as lojas online. Por isso, é recomendável que lojistas online se preparem para adotar esse padrão em suas lojas.

Uma das empresas que trouxe essa abordagem para as plataformas de e-commerce foi a PagBrasil, que inseriu no mercado o Boleto Flash®. Além de ser completamente responsivo, ele oferece a confirmação de pagamento em menos de duas horas. Alex Hoffmann, CEO da PagBrasil, afirma que a novidade significou um aumento de até 11% nas conversões dos seus clientes.


11

Comentários

Pagamentos pelo celular serão mais fáceis com nova versão do boleto bancário
  • Obviamente que eu sei que códigos de barras são diferentes de QR codes.

    Ocorre que tal mudança exigiria um esforço muito grande por parte de muitos envolvidos. Caixas eletrônicos precisariam ser adaptados, correspondentes bancários teriam de trocar os leitores e bancar o custo... as empresas não estarão muito a fim de gastar toda essa grana basicamente pra continuar fazendo exatamente a mesma coisa: processar boletos.

    Seria de fato legal, e uma evolução dessa forma de pagamento. Pra nós não há muito impedimento, hoje todos usamos smartphones, então tanto faz ler códigos de barras ou QR code. O problema é que os participantes do sistema de pagamentos brasileiro não vão querer assumir esse custo que não trará nenhuma vantagem para eles.

    Quanto ao dia-a-dia, eu pago boletos com regularidade pelo celular e geralmente só tenho problema se a câmera estiver "num dia ruim" e ficar tudo mais escuro. Mas daí é só digitar os números do boleto.

      • Pior é que não, não precisa abolir o código de barras, mas adicionar o QR, toda fatura já tem, mas sempre é um link para alguma promoção.
        Um desperdício de espaço. Uma fatura cabe muito bem um QR e um Cod de Barras sem muito esforço.

        • Poderia ter uma regulamentação para todos os boletos virem com um QR Code para pagamento pelo APP do banco e claro todos os bancos fossem obrigados a ter essa opção.Iria facilitar MUITO vida de todos.Principalmente as contas de água, luz, telefone / internet / TV e faculdade.

            • Amigo, sempre paguei boleto com o app do banco lendo o código de barras com a câmera do celular, sem qualquer problema. Isso pq sempre comprei celular de entrada ou intermediário.

                • O "QR code" a que você se refere já existe e se chama "código de barras"

                    • O código de barras e o QR são completamente diferentes.
                      Código de barras só suporta números e tem um limite, já o QR é um código bi dimensional que além de armazenar mais dados (todos os caracteres) ele pode ser lido mesmo que parcialmente danificado.

                      Outra coisa, para uso em smartphones ele é mais viável pois além de mais fácil de ler, ele é mais rápido pois não necessita ler todo o código para achar o dado presente nele.

                      E se você acha que é igual, manda seu celular ler ambos, e vai ver que sofrerá um pouco na mão do Código de Barras, mesmo se tiver com a melhor câmera do mercado pois este código foi projetado para ser lido por leitoras de traja e não por smartphones

                  • Nao adianta nada nova versão se tudo é feito no horário comercial, servidores estão ai a décadas e o brasil sempre atrás, com servidores tudo seria imediato, sem necessidade de esperar 2 dias. Temos milhões de servidores. tão simples, seria igual cartao de credito, pagou, pronto.

                      • Pagar com cartão de débito ou crédito o dinheiro não chega na hora para o comerciante. Dependendo da bandeira da operadora e do banco pode levar até 45 dias(ou até mais) e ainda descontar 6%. Todo o lobbie feito na década de 90 pelas operadoras de cartão deram resultados. Todos acreditam que dinheiro e cartão é a mesma coisa.

                      • Já era sem trm

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Especiais

                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                          Software

                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2