LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Olhe para o céu! Brasileiros poderão observar chuva de meteoros neste final de semana

03 de maio de 2019 23

No próximo final de semana os brasileiros terão a chance de observar mais um evento raro tomando os céus em 2019.

Chegou a hora da chuva de meteoros que atende pelo nome de Eta Aquarídeos, que consiste em fragmentos do cometa Halley que cruzam o sistema solar de tempos em tempos.

O cometa Halley passou pela Terra pela última vez em 1986 e só deve retornar para nossa vizinhança celeste em 2062.

De qualquer forma, antes disso acontecer, uma vez por ano, nosso planeta cruza a órbita do cometa e acaba atravessando o rastro de poeira, gelo e pedras provindas dele em sua trajetória pela galáxia. Tais partículas passam pela Terra em alta velocidade e, quando chegam perto o suficiente para encostar na atmosfera, elas queimam e formam o que muitos conhecem como estrelas cadentes.

Por isso, quando uma quantidade maior destas partículas começa a tomar o céu em velocidade extrema, acontece o que chamamos de “chuva de meteoros”.


A Eta Aquarídeos é o nome da chuva de meteoros deixada pelo cometa Halley no Sistema Solar e visível do hemisfério sul uma vez por ano.

Algumas vezes as partículas que cruzam os céus nesses eventos conseguem atravessar a atmosfera e caem na Terra – isso é o que conhecemos como meteoritos. Fique tranquilo porque nenhum deles é grande demais para causar estragos em nosso planeta.

A Terra já está passando pelo rastro do cometa Halley desde 19 de abril e deve continuar nesta trajetória até o dia 20 deste mês.

Como observar?

A maior atividade destas partículas do cometa cruzando o céu pode ser observar neste final de semana, na madrugada do dia 4 para 5 de maio.

As estrelas devem começar a cair a qualquer momento – com 30 a 40 meteoros por hora –, mas a maior atividade é esperada entre 2h e 2h30 da madrugada.

Não é preciso de telescópios, binóculos ou qualquer outro equipamento, levando em conta as condições ideais, a chuva de meteoros será visível a olho nu – é isso aí! É só olhar para o céu!


23

Comentários

Olhe para o céu! Brasileiros poderão observar chuva de meteoros neste final de semana