
03 Setembro 2019
21 de maio de 2019 0
A tecnologia de reconhecimento facial tem sido amplamente explorada pela China, auxiliando até mesmo em casos de polícia, como vimos em artigos prévios publicados aqui no TudoCelular.
Mas aparentemente, o país – que atualmente trava uma guerra comercial com os EUA – está utilizando esse recurso não só em seres humanos, mas também em pandas.
Como os pandas são bastante parecidos, nada melhor do que uma mãozinha da tecnologia para ajudar a diferenciá-los (afinal de contas, é importante diferenciar aqueles que vivem em cativeiro dos selvagens).
A equipe de pesquisadores responsável por catalogar os dados biométricos desses ursinhos já conseguiram capturar mais de 120 mil imagens e 10 mil vídeos desde o início do projeto, que se deu em 2017.
De acordo com a mídia chinesa, cerca de 10 mil pandas selvagens já foram registrados na base de dados do aplicativo, que analisa informações como idade, gênero, distribuição, população, nascimentos e mortes.
O projeto até rendeu um artigo científico chamado Giant Panda Face Recorgnition Using Small Database, co-escrito por Chen Peng, um pesquisador chinês.
A título de informação, em novembro do ano passado foram registrados 548 pandas em cativeiro ao redor do mundo, e pouco menos de 2 mil vivem nas montanhas, com a maior parte da população localizada nas províncias de Shaanxi e Sichuan.
O governo chinês tem adotado o reconhecimento facial como forma para monitorar seus cidadãos, com mais de 200 milhões de câmeras de segurança espalhadas pelo país. Estendendo o uso da tecnologia para os pandas, será possível ajudar na conservação da espécie, que está ameaçada de extinção.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários