LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dá pra decidir? Plutão volta a ter status de planeta, declara administrador da Nasa

02 de setembro de 2019 8

Quem acompanha astronomia de forma mais constante deve saber que nos últimos anos foi iniciado um debate sobre qual seria a correta classificação de Plutão, tendo ele sido rebaixado para a classificação de "planeta-anão" pela União Astronômica Internacional (IAU) e até uma pesquisa que apontava ele como sendo um cometa gigante.

Há pouco menos de um ano porém, uma pesquisa publicada pela Universidade da Flórida Central na revista científica Icarus apontou que o status de planeta deveria ser mantido para Plutão, algo que agora foi corroborado pelo administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

A declaração foi feita por Bridenstine durante um tour na Universidade do Colorado para jornalistas e se relaciona muito mais a opinião de Jim do que em pesquisas ou fundamentações técnicas. Na declaração, é deixado claro que esta é uma opinião dele e se sustenta em seu aprendizado anterior (que é o mesmo de muitos até hoje).

“Apenas para vocês saberem, na minha visão Plutão é um planeta. Vocês podem escrever que o administrador da Nasa declarou que Plutão é um planeta novamente. Eu mantenho isso: é a forma como eu aprendi e eu estou comprometido com isso”

Cabe observar que Bridenstine, que é ex-piloto da marinha e ex-congressita, foi levado ao cargo de administrador da Nasa pelo presidente Donald Trump em 2017 e é o primeiro a chegar ao posto sem ser considerado um profissional de excelência no setor militar ou de engenharia, algo que era um padrão para a posição que ocupa.

Resta saber se este não será mais um capítulo na atribulada vida do pequeno corpo celeste ou se esta será finalmente a definição que permitirá a ele se manter como planeta, usando como base o estudo publicado no ano passado.

E aí, o que você acha de toda essa discussão? Conta pra gente nos comentários!


8

Comentários

Dá pra decidir? Plutão volta a ter status de planeta, declara administrador da Nasa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista