LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA revela brilho da atmosfera da Terra em nova foto feita da Estação Espacial

19 de março de 2020 46

No último dia 4 de março, a NASA capturou uma foto diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS) – quando estava situada sobre o Cazaquistão – que retrata como é a aparência do brilho ocorrido pela atmosfera da Terra, em uma visão privilegiada.

Como você pode conferir na imagem a seguir, essa ocorrência é notada pela espécie de faixa que aparece pouco acima do planeta, com uma cor que se assemelha a cobre. Também dá para observar algumas estrelas ao fundo.

A imagem mostra um brilho acobreado da atmosfera terrestre, enquanto a Estação Espacial se localizava sobre o Paquistão | Imagem: Reprodução / NASA

O fenômeno que causa esse brilho é chamado de airglow – ou Luminescência Atmosférica, na tradução para o português. Ele acontece por meio da interação de moléculas de nitrogênio e oxigênio com a luz ultravioleta emitida pelo Sol.

Nesse processo, os gases presentes nesse ponto da atmosfera terrestre acabam por ser energizados pela radiação que vem do Astro-Rei. A Estação Espacial Internacional estava a 241 km de altura quando a foto foi registrada.

Vale lembrar que, há cerca de um mês, uma espaçonave em órbita conseguiu novas imagens da Terra. Além disso, a ISS também já foi utilizada para capturar momentos no espaço, como uma aurora polar que servia de inspiração aos presentes no local.

Quais foram suas impressões a respeito do brilho emitido pela atmosfera do planeta Terra? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


46

Comentários

NASA revela brilho da atmosfera da Terra em nova foto feita da Estação Espacial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista