LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Inpe anuncia lançamento de satélite brasileiro para monitorar a floresta amazônica

04 de fevereiro de 2021 5

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou nesta quinta-feira (04) a data de lançamento do satélite Amazonia-1, que será enviado à órbita terrestre para realizar o monitoramento do desmatamento no Brasil, em especial na floresta amazônica.

De acordo com as informações divulgadas pelo instituto, o Amazonia-1 será enviado da base de Sriharikota, na Índia, pela agência espacial Indian Space Research Organisation (ISRO). O lançamento deve ocorrer no dia 28 de fevereiro de 2021, às 1h54 no horário de Brasília (ou 10h24 no horário local).

O Amazonia-1 é o primeiro satélite de observação terrestre projetado, integrado e operado pelo Brasil e faz parte da Missão Amazônia, que foi criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento no país. Além disso, a missão também deverá monitorar a agricultura em todo o Brasil, para atuar ao lado de programas ambientais já existentes.

Esse é o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto, junto com o CBERS-4 e o CBERS-4A, este último que foi lançado à órbita em dezembro de 2019. Além deles, o projeto ainda prevê o lançamento de mais corpos artificiais, o Amazônia-1B e o Amazônia-2, que serão enviados à órbita da Terra com o mesmo propósito.

“A Missão Amazônia irá consolidar o conhecimento do Brasil no desenvolvimento integral de uma missão espacial utilizando satélites estabilizados em três eixos, visto que os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram desenvolvidos em cooperação com outros países. A indústria espacial brasileira terá ganho herança de voo nos equipamentos fabricados para o satélite, o que abre perspectivas para fornecimento a outros países e agências espaciais”, declarou o Inpe em uma nota à imprensa.

A vida útil do Amazonia-1 é de quatro anos e ele possui, em seu interior, seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas. Ele será capaz de gerar imagens da Terra a cada cinco dias e poderá observar uma área com cerca de 850 Km de extensão e 64 metros de resolução.


5

Comentários

Inpe anuncia lançamento de satélite brasileiro para monitorar a floresta amazônica
  • Vão continuar falando que não existe desmatamento e que não existem queimadas até sofrer retaliação da União Europeia e EUA. O governo segue aprendendo com erros idiotas, pensam asneiras como estas: "Se deixar a Amazônia desprotegida será que depois que se acabar em desmatamento e queimada podemos usar o espaço para gerar riquezas (passar a boiada)??", "será que podemos aproveitar a pandemia para reduzir o peso do INSS (Idosos público de risco)??", "se dermos o pé na bund# da China o que acontece??", "e se ameaçar os EUA com pólvora??"... aprendendo com erros e o país ladeira a baixo como sempre esteve.

      • A terra na Amazonia nao é boa, se a terra fosse boa ja tinha sido transformada a muito tempo, felizmente ela nao serve para muitas coisas isso foi o que manteve ela do jeito que esta até entao,

        • Já tiramos um sistema eficiente mas o Bolsonaro não queria ele por que ele era eficiente e mostrava o desmatamento. Aí comprou um por milhões, sem licitação e declarou sigilo do negócio, ninguém sabe como o negócio foi feito.

            • Sistema anterior tinha pior resolução, demorava muito para gerar informação e o custo era alto demais, esse tipo de informação é publica só ir la verificar.

              • Tem que colocar um óculos com transmissão do satélite na cara do ministro

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                  Software

                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2