LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Kuiper: Amazon inicia testes de internet via satélite para concorrer com a Starlink da SpaceX

22 de dezembro de 2020 0

A Amazon é mais conhecida por sua loja virtual e seus serviços de streaming, que já estão disponíveis no Brasil e oferecem diversos benefícios para os assinantes de um plano único de R$ 9,90. No entanto, esses não são os únicos serviços da empresa de Jeff Bezos, que também é CEO da Blue Origin – uma empresa de astronáutica que possui contrato com a NASA pra fornecer equipamentos para o projeto Artemis, que visa levar o homem de volta à lua.

Outro projeto iniciado pela gigante do varejo é o Kuiper, que visa oferecer um serviço de internet de banda larga via satélite de alta velocidade, como a Starlink, da SpaceX. Agora, mais de um ano depois de solicitar autorização à FCC para operar mais de 3 mil satélites em órbita terrestre baixa, e depois de finalizar a etapa de desenvolvimento, o projeto da empresa de Jeff Bezos passou para os protótipos do serviço de banda larga e já iniciou alguns testes de velocidade com a internet do projeto Kuiper.

De acordo com os resultados divulgados pela empresa, o serviço atingiu uma velocidade de 400 Mbps de download, algo que já é superior à maioria dos serviços de internet via fibra ótica disponíveis no Brasil, por exemplo. A Amazon destacou que esse número já é o suficiente para a reprodução de serviços de streaming com resolução de 4K sem problemas.

Apesar de o resultado já ser promissor, a companhia estadunidense garante, ainda, que os números podem crescer e o desempenho da internet do Projeto Kuiper “continuará a melhorar” no futuro.

A Amazon explica que suas antenas, que são de banda Ka, foi desenvolvida para fornecer uma conexão à internet de alta velocidade com baixa latência, mas com um diferencial de ter um design menor e mais leve do que as soluções tradicionais.

Com isso, a empresa também espera diminuir seus custos de produção, mas destaca que é uma tarefa difícil com a banda Ka: “Isso é difícil de fazer na banda Ka, que requer mais separação física entre as antenas de transmissão e recepção para cobrir sua ampla faixa de frequência.” Para resolver isso, a Amazon utiliza estruturas pequenas com elementos de antena que se sobrepõem e, dessa forma, não precisa deixar as antenas de transmissão e recepção próximas.

Para o futuro, a Amazon ainda deve investir mais de US$ 10 bilhões no projeto Kuiper, que já tem a aprovação da FCC para a operação de 3.236 satélites em órbita terrestre, no total. Após a construção de sua rede, a Kuiper deve ser uma concorrente direta à Starlink, de Elon Musk, que também já teve seus testes divulgados e atingiu velocidade de 100 Mbps para baixar dados. O empresário sul-africano, porém, já divulgou que seus planos é atingir 1 Gbps de download ao concluir o desenvolvimento da Starlink.


0

Comentários

Kuiper: Amazon inicia testes de internet via satélite para concorrer com a Starlink da SpaceX
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista