
Tech 05 Mar
Os líderes das agências espaciais chinesa e russa, Zhang Kejian, da China National Space Administration (CNSA), e Dmitry Rogozin, da Roscosmos, assinaram acordo de parceria para exploração da Lua. O projeto, intitulado International Lunar Research Station (ILRS), é descrito como um experimento com o objetivo de alinhar pesquisas científicas multidisciplinares.
No início, a estação da CNSA e da Roscosmos provavelmente será composta de material espacial mais discreto, em comparação com a já bastante complexa e integrada Estação Espacial Internacional da NASA. Aparentemente a ILRS será construída no polo sul da Lua, sendo projetada para suportar o desenvolvimento de experimentos científicos variados e operação autônoma a longo prazo, isto é, sem tripulação a bordo.
As agências afirmaram que o acordo estará "aberto a todos os países e parceiros internacionais interessados", e que ambos os lados utilizarão de toda a experiência acumulada no setor da ciência espacial para desenvolver uma base lunar para pesquisa.
As atividades incluirão exploração e utilização, observação do cosmos em base lunar, experimentos científicos básicos e verificações técnicas.
Esse é mais um grande passo da China no desenvolvimento da ciência espacial longe da interferência de rivais. O país, que é proibido de trabalhar com a agência estadunidense NASA, lançou orbitadores, landers e rovers com o intuito de ampliar estudos em Marte e na Lua. No final de 2020, a complexa missão Chang'e 5 foi lançada com o objetivo para trazer amostras lunares.
Já a Rússia, que mantém parceria de longa data com a NASA na Estação Espacial Internacional, não demonstrou interesse em expandir as missões de exploração lunares com a agência estadunidense. O país não assinou o Acordo Artemis, pacto que estabelece normas para as atividades espaciais das nações ligadas ao Programa Artemis, e recusou entrada no projeto da futura estação lunar Gateway junto à NASA, Agência Espacial Europeia, Japão e Canadá.
O que você espera dessa nova base espacial? Conte sua opinião nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários