Tech 16 Fev
Dando continuidade à expansão da Internet via satélite da empresa Starlink, a SpaceX conduziu mais sessenta novos satélites à órbita da Terra, desta vez completando o recorde de viagens do foguete Falcon 9. O lançamento ocorreu na Flórida, Estados Unidos, na manhã deste domingo, 14 de março de 2021.
Esse foi o nono lançamento bem sucedido do Falcon 9, que possui dois estágios. Nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio reutilizável do foguete pousou com sucesso no Oceano Atlântico, no navio "Of Course I Still Love You" (Claro Que Ainda Amo Você, em tradução livre). Recentemente, o Falcon 9 bateu o recorde de satélites colocados em órbita em apenas um lançamento, enviando 143 dispositivos.
A cada lançamento, a SpaceX amplia sua área de cobertura. No final de 2020, a Starlink abriu empresa no Brasil e os consumidores interessados puderam iniciar cadastros para receber informações sobre os planos de internet.
Atualmente, consumidores do serviço, que já funciona de forma estável em alguns estados dos EUA, pagam cerca de US$ 500 pelo hardware e US$ 100 por mês pela conectividade com a Internet. Relatórios indicam que os usuários alcançam conexões de 100 Mbps ou mais, com ping impressionante.
Há cerca de um mês, outros sessenta satélites foram colocados em órbita com o Falcon 9, após lançamento realizado em Cabo Canaveral. Isso significa que aproximadamente 120 novos satélites da Starlink estão ativos; a SpaceX avança rumo ao plano de lançar 1440 deles, criando sua primeira constelação própria.
O que você espera da Starlink no Brasil? Conte sua opinião nos comentários!
Comentários