LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA iniciará testes de comunicação via laser até 100 vezes mais rápida que a radiofrequência

20 de maio de 2021 3

Há muito tempo, as comunicações via radiofrequência estão presentes no dia a dia das pessoas, embora muito não estejam familiarizados com a tecnologia. Ligações telefônicas, conexão móvel com a internet, além de aplicações em tratamentos médicos são exemplos de casos de uso.

A NASA, desde 1950 até então, também depende das ondas de rádio para possibilitar a comunicação entre a Terra e o espaço, levando meses para enviar e receber dados de sua infraestrutura orbitando outros planetas. Agora, a agência passará a executar testes com a comunicação a laser para maior dinamismo nessa comunicação.

Comparação da taxa de transmissão de dados entre o espectro da radiofrequência e a luz infravermelha.

As comunicações a laser permitem, na teoria, entre 10 e 100 vezes maior fluxo de dados entre a Terra e o espaço de forma ágil e precisa. A nível de comparação, as radiofrequências levariam nove semanas para transmitir um mapa completo da superfície de Marte à Terra; com transmissões de laser, esse mesmo processo levaria apenas nove dias.

Em escalas astronômicas, o período reduzido seria um grande passo para as missões além do sistema solar. Além disso, os sistemas de comunicação com essa tecnologia são menores, mais leves e exigem menos energia das engenharias da NASA, que primordialmente dependem da radiação solar para serem alimentadas no espaço.

Para o ensaio, será utilizada a Demonstração de Relé de Comunicação a Laser (LCRD), uma plataforma equipada com a infraestrutura necessária para receber e transmitir dados através da luz infravermelha (laser) durante um período estipulado de dois anos para os experimentos.

A LCRD demonstrará todas as vantagens do uso de sistemas a laser e nos permitirá aprender a usá-los melhor operacionalmente. Com essa capacidade ainda mais comprovada, podemos começar a implementar comunicações a laser em mais missões, tornando-se uma maneira padronizada de enviar e receber dados.

David Israel
Pesquisador da NASA

Vale notar que o laser não é mais rápido que a radiofrequência — ambos são partículas eletromagnéticas capazes de se propagar na velocidade da luz no vácuo. Seu grande diferencial, portanto, é a capacidade de transmitir um maior volume de dados em um único downlink devido às ondas significativamente compactas.

Uma questão a respeito da tecnologia infravermelha é a necessidade de precisão em seu direcionamento. O laser é propagado de forma colimada, isto é, retilínea; precisa em uma única direção. Desta forma, um pequeno grau de desvio na direção em que é propagado poderia resultar na perda do sinal.

A LCRD será lançada no dia 23 de junho, permanecendo em órbita geossíncrona a cerca de 35 mil quilômetros de altitude. Por ora, é uma distância relativamente curta para que os cientistas adquiram experiência sobre a tecnologia e integrem em suas futuras missões interplanetárias.


3

Comentários

NASA iniciará testes de comunicação via laser até 100 vezes mais rápida que a radiofrequência
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2