
Economia e mercado 15 Jun
22 de julho de 2021 0
Atualização (22/07/2021) por LL
Pouco mais de um mês atrás, a Samsung registrou a patente de um celular dobrável com câmera giratória inspirada no Galaxy A80. Mas a fabricante sul-coreana parece estar querendo ir além dos futuros Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 no mercado de smartphones dobráveis e inovar.
Além da câmera sob o display no Z Fold, a marca pode estar buscando lançar um Z Flip com câmera giratória para garantir uma tela secundária ainda maior na traseira, permitindo a reprodução e interação com mais conteúdo sem que seja necessário abrir o celular.
Uma nova patente registrada no World Intellectual Property Office (WIPO) traz esboços de um "Aparato eletrônico dobrável com câmera rotativa disposta na dobradiça". E tal dispositivo tem um design muito similar ao do Galaxy Z Flip.
O foco dessa patente é o sistema de câmeras, que fica localizado na dobradiça do smartphone. A câmera pode ser girada em qualquer direção: para frente, trás, cima ou baixo. Com isso, deve ser possível fazer fotos e vídeos de diversos ângulos.
Patente registrada de um Galaxy Z Flip com câmera giratória.
Uma desvantagem desse modelo é que a câmera produz uma grande protuberância na parte traseira quando o dispositivo está desdobrado, tornando impossível deixar o celular deitado na mesa, por exemplo. Mesmo dobrado, a câmera na dobradiça obriga as dimensões a serem maiores.
Com os modelos atuais, a Samsung usa a chamada dobradiça escondida, que desaparece no momento em que você dobra o telefone dobrável. Por se tratar de uma patente, não é certo se a fabricante produzirá um smartphone com essas características. A certeza é que o Galaxy Z Flip 3 chegará primeiro que esse curioso "irmão" de câmera giratória.
Texto original (18/06/2021)
Os celulares dobráveis vieram pra ficar e à medida que eles evoluem, surgem também novas funções e forma de utilizá-los.
Embora muitas patentes registradas acabem nunca chegando ao mercado, a Samsung parece estar estudando um novo dispositivo que conta não só com uma tela dobrável, como também com uma câmera giratória, inspirada na câmera do Galaxy A80.
A patente mostra que o dispositivo consiste em duas caixas conectadas por uma dobradiça. O modo da câmera giratória será colocado tanto no canto superior direito ou no centro da moldura direita.
Além disso, o ângulo de dobra e sensores de movimento também estão presentes. Eles ajudarão a determinar a orientação do smartphone e o ângulo em que os dois alojamentos estão. O módulo rotativo irá então agir de acordo com os sinais dos sensores, enquanto o aplicativo da câmera estiver aberto.
Esse design pode ser interessante por alguns motivos. Primeiro, poderia permitir que o fabricante gaste menos recursos em um sistema de câmera frontal. No entanto, não temos certeza de quanto custa esse módulo, então não podemos dizer se o custo de produção é menor.
O benefício mais óbvio aqui é para o usuário final, já que o aparelho já oferecer imagens de alta qualidade tanto na captura traseira, quanto no modo selfie. Além disso, adicionar mais flexilidade de uso a um aparelho dobrável parece ser uma ideia excelente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários