LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Câmera sob a tela do Galaxy Z Fold 3 pode ser melhor que as da Xiaomi e ZTE, mesmo com 4 MP

26 de julho de 2021 41

Atualização (26/07/2021) por LL

Apesar dos constantes vazamentos sobre o que está por vir no próximo evento da Samsung, a empresa ainda não confirmou sequer uma data para a apresentação da nova geração de smartphone dobrável com o Galaxy Z Fold 3. Dentre as principais expectativas sobre o celular está a possibilidade de a câmera frontal ser colocada sob a tela.

Rumores iniciais apontavam que a câmera sob o display do Galazy Z Fold 3 seria a melhor do mercado, levando em consideração que atualmente somente o ZTE Axon 20 é um celular com tal tecnologia disponível para compra.

No entanto, o dispositivo foi listado com câmera de apenas 4 MP, o que levou muitos a pensarem que tal configuração seria um retrocesso em termos de desempenho. E sobre isso, o popular leaker Ice Universe tem mais um detalhe a acrescentar.

Ao que parece, a atual tecnologia de câmera sob o display disponível obrigou a Samsung a escolher entre qualidade de tela ou fotografia. E a fabricante sul-coreana escolheu melhor performance fotográfica, o que significará um display com "uma sensação mais óbvia de mosaico".

Segundo ele, a Xiaomi, com o futuro Mi Mix 4, e a ZTE escolheram qualidade de tela, portanto é quase impossível ver traços da câmera sob o display, mas as performances fotográficas desses aparelhos devem ser mais fracas que a do Galaxy Z Fold 3.

Levando em consideração as limitações da tecnologia de câmera sob o display, não seria grande surpresa se nenhuma das novas apostas da Samsung, Xiaomi ou ZTE alcançassem um desempenho tão bom quanto um sensor regular. Resta aguardar para saber o que essas novidades realmente oferecerão.

Já vimos muitos rumores sob o Galaxy Z Fold 3 chegar com uma câmera sob a tela, mas hoje uma ficha vazada por um canal coreano no YouTube listou o dispositivo com uma câmera sob a tela, mas ela tem apenas 4 MP. Seria este um retrocesso necessário para ocultar a câmera sob o display dobrável?

A ficha divulgada pelo canal "고니TV" no YouTube menciona algumas possíveis especificações do Galaxy Z Fold 3, onde temos a menção 4UDC, que indica uma câmera de 4 megapixels sob a tela. O número é muito estranho, pois vazamentos anteriores apontaram um sensor de 16 megapixels.

Imagem: 고니TV/YouTube

Ainda não está claro, mas é provável que esta seja uma falha de digitação, pois é pouco provável que a Samsung coloque uma câmera com uma resolução tão baixa em um aparelho topo de linha como o Galaxy Z Fold 3.

Além da câmera sob a tela, a ficha menciona que o Z Fold 3 também deve ter resistência a água IPX8, tela interna de 7,6 polegadas com 120Hz compatível com S Pen, alto-falantes estéreo. A tela externa deve ter 6,2 polegadas e dobrável deve ter 12 GB de RAM e opções com 256 GB e 512 GB de armazenamento, o processador deve ser um Snapdragon 888 e a bateria deve ter 4.400mAh.

De qualquer forma, estas informações nos deixam ainda mais ansiosos pelo evento que a Samsung deve realizar em agosto, quando deveremos ver a estreia do Galaxy Z Fold 3, Z Flip 3 e do Galaxy Watch 4 com o novo Wear OS 3 desenvolvido pela parceria entre Google e Samsung.

Atualização (18/06/21) - JB

Galaxy Z Fold 3 pode ter câmera e sensor de digitais sob o display, revela patente

Apesar dos constantes vazamentos e da grande expectativa para o próximo evento da Samsung, a empresa ainda não confirmou sequer uma data para a apresentação dos novos Galaxy Z Fold 3, Z Flip 3 e S21 FE.

Mesmo assim, patentes mais recentes da gigante sul-coreana indicam que o Z Fold 3 pode chegar ao mercado carregado de novidades. Um exemplo disso foi revelado pelo pessoal do LetsGoDigital nesta semana.

Isso porque um registro obtido pela Samsung mostra que o novo dobrável pode combinar a tecnologia de câmera sob o display, contar com leitor de digitais embutido na tela e suporte para caneta S Pen. O "combo" pode tornar o smartphone dobrável o mais poderoso já lançado pela sul-coreana.

Imagem/Reprodução: LetsGoDigital

Os registros obtidos no Escritório Mundial de Patentes ainda indicam que a Samsung também estuda maneiras de adicionar sensores de luminosidade e íris sob o display OLED.

Opcionalmente, várias câmeras podem ser colocadas sob a tela, a documentação fala até mesmo de 3 ou mais câmeras.

Por enquanto, a Samsung não comenta informações baseadas em suas patentes. Mesmo assim, ainda é um tanto difícil para a fabricante conseguir combinar tantas tecnologias em um único aparelho. Por isso, tudo permanece no campo dos rumores.

Imagem/Reprodução: LetsGoDigital

Atualização (15/06/2021) por EB

Inspirado no iPhone 12? Galaxy Z Fold 3 ganha novo conceito de design com bordas planas

O Galaxy Z Fold 3 é um dos celulares mais hypados de 2021. Diversas fontes afirmam que o Galaxy Z Fold 3 será o primeiro modelo da Samsung com câmera sob a tela e deve surpreender pela qualidade da imagem. Hoje um novo conceito sobre o visual deste celular foi apresentado mostrando bordas planas similares as do iPhone 12. Veja como ficou.

O conceito de hoje é um pouco diferente do mostrado anteriormente, onde o Galaxy Z Fold 3 aparece com bordas arredondadas adotadas normalmente pela Samsung. Desta vez as bordas são retas, semelhantes às vistas no iPhone 12.

As novas renders mostram principalmente o módulo de câmeras, que aqui tem o formato vertical com 3 sensores e um flash LED. Vemos também furos na área superior que são dedicados a um dos alto-falantes estéreo.

Imagens: Meeco

O conceito ainda mostra duas cores possíveis: verde com detalhes dourados e cinza. Entretanto, vale dizer que este é apenas um conceito e tudo indica que a Samsung deve manter as bordas arredondadas em todos seus produtos, evitando assim comparações com os dispositivos da Apple no momento.

De qualquer forma, fontes indicam que o Galaxy Z Fold 3 deve ser anunciado no fim de agosto, então é altamente provável que vejamos novas informações a respeito dele em breve.

Atualização (04/06/2021) por LL

Câmera sob o display do Galaxy Z Fold 3 deve apresentar melhor desempenho do mercado

Rumores sobre o próximo modelo de celular dobrável da Samsung estão empolgando cada vez mais. Diversos detalhes sobre o aparelho foram vazados, incluindo especificações técnicas sobre as câmeras e certificação à prova d'água.

O Galaxy Z Fold 3 também já teve seu design imaginado conceitualmente, mas agora, depois de a possibilidade da construção da câmera frontal sob o display ser reforçada, informações sobre a qualidade dessa tecnologia vieram à tona.

O novo smartphone será o primeiro da Samsung a contar com câmera sob a tela e, segundo o famoso leaker IceUniverse, os engenheiros da fabricante sul-coreana conseguiram alcançar um aumento de 40% na transmissão de luz até o sensor em comparação com as soluções já apresentadas por outras marcas.

O leaker, no entanto, não especifica quais seriam essas outras marcas. Até o momento, a Xiaomi e a OPPO apresentaram apenas protótipos de celulares com câmera sob o display. Sendo assim, a comparação deve levar em conta somente o ZTE Axon 20, o único modelo já com a tecnologia funcional disponível no mercado.

E aqui vale pontuar que o smartphone da ZTE decepcionou em termos de performance e qualidade de câmera. Mas as comparações reais entre o Axon 20 e o Galaxy Z Fold 3 não devem demorar para acontecer, visto que o lançamento da terceira geração do dobrável da Samsung é esperado para o final de agosto.

As supostas características do Galaxy Z Fold 3 — próximo celular dobrável da Samsung — continuam a circular na internet e, agora, é possível conhecer um pouco mais sobre o modelo. Mais precisamente, algumas especificações das câmeras que podem chegar com o smartphone foram divulgadas pelo leaker FrontTron.

De acordo com o vazamento, o foldable contará com um conjunto de cinco câmeras no total. Três delas serão localizadas na traseira do aparelho, enquanto as outras duas serão destinadas para selfies. O trio traseiro será composto apenas por lentes de 12 MP — um sensor wide-angle, um telefoto com zoom de 2x e um ultra-wide.

Já a dupla de câmeras frontais chegará com uma lente IMX374 da Sony de 10 MP e uma IMX 471 de 16 MP.

O destaque, porém, vai para a instalação das câmeras. A lente de 10 MP será alojada em um entalhe no formato de furo no display. Já a segunda — a de 16 MP — será instalada abaixo do painel.

Essa tecnologia foi demostrada recentemente pela Samsung em um vídeo promocional no qual a empresa apresentou novas formas como as tecnologias de displays roláveis e dobráveis podem ser aplicadas.

Por enquanto, não há informações oficiais sobre a construção do Galaxy Z Fold 3. Portanto, é preciso se contentar apenas com estes rumores e esperar que, de alguma forma, a sul-coreana implemente a tecnologia de câmera abaixo da tela em seus dispositivos.

Atualização (10/05/2021) por LL

Os preparativos da Samsung para o lançamento de três novos smartphones topo de linha — Galaxy S21 FE, Galaxy Z Fold 3, and Galaxy Z Flip 3 — estão a todo vapor. A nova adição à linha Galaxy S21 já teve imagens conceituais divulgadas, enquanto o dobrável Flip ganhou até mesmo vídeo que imagina seu design final.

Diversos detalhes sobre os aparelhos foram vazados nas últimas semanas, incluindo algumas especificações técnicas e certificação à prova d'água. O Galaxy Z Fold 3 também já teve seu design imaginado conceitualmente, mas agora informações ainda mais interessantes sobre o aparelho vieram à tona: dados sobre as câmeras foram revelados.

O Galaxy Z Fold 3 deve ser o primeiro smartphone da Samsung a ter câmera sob o display. Foto: Reprodução

O leaker FrontTron afirmou que o novo Galaxy Z Fold 3 contará com um total de cinco câmeras, sendo duas frontais e três traseiras. Para selfies, o celular deve apresentar um sensor de 10 MP (Sony IMX374, 1.22µm pixels) encaixado em um recorte em forma de furo no display externo.

Já no display interno, o smartphone dobrável pode realmente entregar a tecnologia de câmera sob tela, com a Samsung utilizando um sensor de 16MP (Sony IMXx71, 1µm pixels).

Na parte traseira, o leaker alega que o Z Fold 3 terá um setup de câmera tripla, que consistirá em um sensor principal de 12 MP, grande-angular de 12 MP e um telefoto também com 12 MP.

A distância focal ainda é desconhecida, mas a câmera de telefoto deve contar com zoom óptico de 3x e OIS, este último presente também no sensor grande-angular. Espera-se que todas as câmeras tenham capacidade de gravar vídeos a 4K com 60 fps.

As expectativas sobre os novos smartphones dobráveis da Samsung, Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3, só aumentam. As novidades tomarão o lugar do Galaxy Note 21, cuja linha foi descontinuada durante este ano devido à escassez de componentes que está afetando toda a indústria de tecnologia.

Depois do vazamento de material promocional dos novos dobráveis e rumores sobre certificação à prova d’água, foram divulgadas imagens-conceito que dão uma ideia de como pode ser o design do Z Flip 3. Agora, chegou a vez do Fold 3 ser imaginado visualmente:

Imagem: LetsGoDigital

Na parte de trás, o Galaxy Fold 3 apresenta uma nova disposição de câmeras em formato vertical e mais sutil que a utilizada no modelo anterior da linha. Três sensores devem ser equipados, provavelmente os mesmos utilizados no novo Galaxy S21, e um flash LED.

De frente, o novo dobrável não deve parecer muito diferente do predecessor Z Fold 2. Mas, na verdade, a tela contém a principal característica que deve fazer do Z Fold 3 um divisor de águas na linha de produção da Samsung. Trata-se da câmera frontal sob o display de 7,55 polegadas.

O recurso é inédito entre os celulares da fabricante sul-coreana, que até o momento utiliza entalhe na tela para posicionar o sensor mesmo em modelos premium. O leaker Ice Universe publicou uma imagem que dá uma ideia de como seria a tela do Z Fold 3 com a tecnologia de câmera sob display. Não se sabe exatamente em que parte da tela o sensor seria introduzido.

Vale lembrar que o Galaxy Z Fold 3 deve ter suporte para S Pen e entregar uma tampa de vidro mais resistente que a do Z Fold 2. Se a chegada do novo dobrável realmente acontecer em julho de 2021, conforme preveem os rumores, o celular já deve estar sendo testado. Devemos ter mais detalhes sobre o Fold 3 muito em breve.

Como sabemos, a Samsung deve lançar em breve os seus dois novos celulares dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3. Os dispositivos já tiveram uma série de detalhes vazados, sendo que entre eles temos a possibilidade de ambos terem certificação contra água.

Agora, um massivo vazamento publicado na internet trouxe diversos materiais promocionais dos novos smartphones. Ao que tudo indica, a Samsung deveria utilizar essas imagens na apresentação dos dobráveis, mas alguém dentro da empresa acabou publicando tudo antes da hora.

Assim, agora sabemos que o Galaxy Z Fold 3 deve chegar ao mercado com suporte para caneta S Pen e ser o primeiro dobrável da Samsung a contar com câmera frontal sob o display.

O Z Fold 3 ainda traz três câmeras posicionadas verticalmente na traseira. Além disso, as imagens mostram que o telefone finalmente se fecha por inteiro, sem deixar espaço dos lados.

Quando o assunto é o Galaxy Z Flip 3, esse modelo deve usar configuração de câmeras verticais. Já o seu vidro será o Gorilla Glass Victus e ele estará presente em todos os lados.

O display traseiro do dobrável também é maior e permite que os usuários vejam mais informações, sendo que o celular pode ser vendido em até quatro cores com dois tons.

Por enquanto, a Samsung ainda não se manifestou sobre a veracidade do material. Assim, salientamos que tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.

Atualização (19/04/2021) - VC

Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 devem receber certificação à prova d'água

Parece que a Samsung está empenhada em diminuir as diferenças entre os smartphones dobráveis e os modelos tradicionais em formato de barra ao oferecer maior resistência nos próximos modelos.

Segundo informações do site SamMobile, a fabricante vai lançar os novos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 com certificação oficial contra água e poeira. Infelizmente não é revelada que numeração os dobráveis vão receber, mas é provável que não estejamos falando de IP67 ou IP68, que garante extrema proteção quando o dispositivo cai na água.

Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 teriam construção mais resistente que as gerações atuais.

Por conta do formato dobrável, das engrenagens e pequenos espaços que podem não tornar os smartphones completamente impermeáveis, a Samsung pode adotar uma resistência oficial simples contra respingos d'água e grãos maiores de areia, mas ainda não garantindo a submersão dos celulares na água.

A adição é extremamente bem-vinda para que a Samsung se consolide ainda mais como a principal fabricante de smartphones dobráveis com sua linha Galaxy Z.

Os novos modelos devem ser apresentados em meados deste ano, possivelmente julho, uma vez que a fabricante precisou adiar o anúncio dos modelos para que, provavelmente, a tecnologia de câmera sob a tela esteja pronta para ser implementada no Z Fold 3.

Matéria original (12/04/2021)

Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 2: Samsung pode antecipar lançamento dos dobráveis, diz rumor

Como sabemos, a Samsung deve lançar dois novos celulares dobráveis neste ano. Rumores publicados recentemente indicam que estamos falando dos Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 2.

No entanto, se engana quem acha que a Samsung deve demorar muito para apresentar os smartphones ao mundo. De acordo com fontes sul-coreanas, a fabricante quer seguir o exemplo da linha Galaxy S21 ao antecipar o lançamento dos dobráveis.

Por isso, ao invés de agendar um evento para agosto ou até mesmo setembro, a companhia pode lançar os Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 2 em julho. A intenção é começar o segundo semestre do ano com "pé direito".

Galaxy Z Fold 3 deve ser apresentado ao lado do Z Flip 2.

Por mais que muita gente acredite que os dispositivos devam ser oficializados em eventos separados, pessoas que trabalham com a Samsung reforçam que a empresa quer fazer uma única apresentação dedicada aos dobráveis.

Por conta da pandemia, esse lançamento será transmitido ao mundo por meio das redes sociais da fabricante.

Até o momento, a Samsung não se manifestou oficialmente sobre o assunto. De toda forma, essa antecipação no lançamento dos dobráveis tem um motivo: o Galaxy Note 21 foi cancelado.

A própria fabricante assume que a falta de chips atrapalhou o desenvolvimento do aparelho. Por isso, a companhia quer preencher esse vazio na sua agenda com os novos celulares dobráveis.

Você acredita que essa é a melhor estratégia para a Samsung? Ansioso pelos novos dobráveis da empresa? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.

Veja mais

O Samsung Galaxy Z Fold 3 está disponível na Kabum por R$ 8.819 e na Americanas por R$ 9.499. Para ver as outras 7 ofertas clique aqui.
(atualizado em 07 de dezembro de 2022, às 16:00)

41

Comentários

Câmera sob a tela do Galaxy Z Fold 3 pode ser melhor que as da Xiaomi e ZTE, mesmo com 4 MP
Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços