
Segurança 11 Ago
20 de agosto de 2021 4
Um grupo de pesquisadores vem trabalhando para criar um novo aparelho capaz de controlar a glicemia dos pacientes diabéticos e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida, principalmente nas pessoas que sofrem com a diabetes tipo 1, doença crônica em que o pâncreas secreta pouca ou nenhuma insulina, hormônio utilizado pelo organismo para controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue.
O tratamento é feito a partir da aplicação diária de insulina, procedimento que pode ser feito pela própria pessoa em várias regiões do corpo, ação que pode causar desconforto mas que em breve pode ser substituída por formas mais tecnológicas e indolores.
O projeto dos pesquisadores consiste na criação de um robô que será implantado na região do intestino delgado e utilizará cápsulas deglutidas pelo usuário em momentos específicos para que consiga capturar o material e liberar a insulina contida na cápsula, com isso controlando a glicemia e evitando episódios de hiperglicemia devido a alta taxa de glicose na corrente sanguínea.
Esse tratamento dispensa o uso de aplicações manuais, sendo feitoo de forma automática. Segundo informações, os cientistas realizaram testes em porcos e os resultados foram promissores, no entanto ainda não há previsão de quando o robô será testado em seres humanos, algo que depende da aprovação de órgãos reguladores.
Você sabia que a diabetes tipo 1 afeta cerca de 6% da população brasileira? O que acha dos avanços da ciência nesse quesito? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários