LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Provedores de internet criam instituto para conectar todas as escolas públicas do Brasil até 2025

26 de agosto de 2021 2

Diversos provedores de internet banda larga por fibra óptica se uniram e criaram o Instituto Escola Conectada. A iniciativa foi lançada oficialmente na última terça-feira (24) e possui um plano voltado para a questão social que é bem ambicioso.

De acordo com as empresas participantes, a iniciativa tem o propósito de levar internet banda larga por fibra óptica com pelo menos 100 Mbps de velocidade para toda rede de escolas públicas do país até o ano de 2025.

Até o momento, o projeto já conta com 15 escolas atendidas e conectadas. Todas juntas somam cerca de 10,4 mil alunos matriculados. Outros 47 colégios estão em fase de conexão e 39 estão passando por uma análise da infraestrutura para receber o acesso.

Já fazem parte da iniciativa os provedores regionais Sumicity, Telecall, Ligue Telecom, Telium, Um Telecom, RLine e Net Cintra. Criado pelo grupo Datora, o instituto conta também com a participação da Fundação Lemann, da ONG Parceiros da Educação e é apoiado pela Anatel.


Para conseguir mais escolas conectadas, a ONG faz um diagnóstico das necessidades, busca um provedor de internet que tenha infraestrutura nos arredores e o convida a fazer a doação da conectividade para o local, além de equipamentos para a criação de um laboratório de informática.

“Qualquer empresa que queira dar seu apoio institucional será bem-vinda para atingirmos nosso objetivo de conectar todas as escolas até 2025”, destacou o CEO da Datora e um dos fundadores da Escola Conectada, Thomas Fuchs.

O provedor que doar o serviço de internet precisa se comprometer a manter a banda larga na escola por pelo menos três anos. A ONG afirma vai monitorar o uso da rede e se ela está servindo para fins pedagógicos, além de analisar o impacto do programa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação.

O que você achou da iniciativa? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!


2

Comentários

Provedores de internet criam instituto para conectar todas as escolas públicas do Brasil até 2025
  • A ação é maravilhosa, mas só de pensar que com quase toda certeza isso vai sofrer um ataque hacker e vazar dados de alunos e professores é triste. A não ser que invista pesado em cibersegurança, já ajudaria a minimizar o risco, apesar de nunca haver total segurança

      • Uma causa tão nobre e necessária, mas onde estão as grandes empresas de telecomunicações do Brasil (CLARO, TIM, VIVO, BRISANET)????

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista