LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

GPU AMD Instinct MI200 com arquitetura CDNA 2 deve utilizar 110 unidades de computação MCM

01 de setembro de 2021 2

Novos rumores, baseados em uma suposta fonte de código no GitHub, revelaram mais detalhes sobre a futura geração de GPU Aldebaran AMD Instinct. A novidade, aparentemente com codinome GFX90A, utilizará a arquitetura CDNA2 derivada da estrutura Vega. Esse hardware deverá ser concorrente direto das novas placas NVIDIA Ampere e os aceleradores Ponte Vecchio da Intel.

As placas gráficas da série AMD Instinct com arquitetura CDNA tiveram grande repercussão no mercado voltado para supercomputação e centros de dados. Os códigos dos componentes encontrados são identificados por três codinomes: GFX906_60, GFX908_120 e GFX90A_110.

O codinome GFX906_60 supostamente se refere à Instinct MI60, o código GFX908_120 seria a Instinct MI100 e o GFX90A_110 pode ser a nova geração de acelerador da AMD, Instinct MI200. Em todos os casos, a suposição é que a parte final de cada codinome revele a quantidade de unidades de computação (CUs) empregadas.

Até o momento, é especulado que a arquitetura CDNA equipe novas placas gráficas com a GPU Aldebaran, sucessora do atual chip Arcturus utilizado na Instinct MI100, e obtenha um inédito conjunto MCM (módulo multi-chip) que colabora com seu desempenho em exoescala.

De acordo com o código revelado, a MI60 utilizará 60 CUs, a MI100 usará 120 CUs e a mais nova geração contará com 110 CUs, o que é no mínimo interessante.

A AMD Instinct MI200 com arquitetura CDNA 2 deve trazer suporte à memória HBM2E, que possui a maior largura de banda do mercado e já é implementada nas placas das concorrentes. Esse design permite até 16 GB de memória por pilha, possibilitando um hardware com até 64 GB para este ano.


Relatórios prévios afirmavam que a GPU Aldebaran teria 128 unidades de computação, o que não coincide com as informações recebidas pelos códigos. Entretanto, qualquer GPU normalmente desativa alguns dos clusters; se isso estiver correto, haveria realmente uma redução para 110 unidades de computação ativas.

O MI200 da AMD está programado para ser lançado antes do final de 2021. Será uma nova aposta revolucionária processador gráfico multi-chip construído com dois matrizes ativas e 128 gigabytes de memória HBM2e.


2

Comentários

GPU AMD Instinct MI200 com arquitetura CDNA 2 deve utilizar 110 unidades de computação MCM
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2