
Apple 24 Set
Tão acostumados a pensar em tecnologia como algo ligado ao mundo de componentes e construções eletrônicas, muitas vezes nos esquecemos que nosso organismo, sobretudo nosso cérebro, é uma máquina de grande complexidade. Não à toa, existe uma área chamada engenharia neuromórfica, que se dedica a produzir componentes que simulem o comportamento da massa cinzenta humana — e a Samsung é uma das líderes nesse setor.
Com pesquisas feitas em colaboração com a Universidade de Harvard, a sul-coreana pretende ainda aprimorar seus conhecimentos e trazer essas informações para sua produção de semicondutores no futuro.
Para a construção desses chips neuromórficos, os pesquisadores falam sobre um sistema que poderia ser resumido no conceito de copiar e colar. Na prática, por meio de uma "matriz revolucionária de nanoeletrodos", o mapa das conexões neurais do cérebro é copiado e colado em uma rede tridimensional de memórias de estado sólido.
Isso é possível porque a matriz de nanoeletrodos é capaz de registrar os sinais elétricos dos neurônios com um nível razoável de precisão: essas gravações "informam o mapa da fiação neuronal, indicando onde os neurônios se conectam e quão fortes são essas conexões ". Desta forma, é obtido um mapeamento da fiação neuronal, que pode ser extraído e recolocado em SSD ou RRAM.
Imitar o comportamento do cérebro humano significa, portanto, obter um chip de memória capaz de consumir pouco, adaptando-se ao ambiente, sendo autônomo e aprendendo com facilidade. A Samsung também conseguiu encontrar um método para "colar" rapidamente o mapa de fiação. Conforme aponta a pesquisa, trata-se de:
"Uma rede de memórias não voláteis especialmente projetadas pode aprender e expressar o mapa de conexão quando guiada diretamente pelos sinais intracelulares gravados. É um esquema que baixa a conexão do cérebro e mapeia diretamente no chip de memória".
Como define Donhee Ham, do Samsung Advanced Institute of Technology, trata-se de um projeto ambicioso, mas que é necessário para desafiar os limites da pesquisa em neurociência e semicondutores.
O estudo chamado "Neuromorphic electronics based on copying and pasting the brain" foi publicado na revista Nature Electronics.
E você, o que achou dessa novidade? Fiquemos atentos para saber que mudanças essas descobertas podem trazer para o futuro.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários