LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Satélite registra explosão de meteoro na fronteira entre RS e Uruguai; moradores relatam tremores

21 de outubro de 2021 0

Na última quarta-feira (20) satélites registraram a explosão de um meteoro na fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, ação que foi acompanhada por moradores e identificada por agências meteorológicas.

Conforme afirmou o órgão de monitoramento, a identificação da entrada do objeto pelos sensores e a explosão sugerem ser um bólido com maiores dimensões, no entanto esse tipo de queda raramente causa danos ou maiores problemas, visto que a rocha se fragmenta durante seu deslocamento.

De acordo com relatórios do MetSul Meteorologia, sensores do satélite GOES-16 captaram a entrada do bólido na atmosfera terrestre, especialmente entre o Norte do Uruguai e a fronteira do Rio Grande do Sul. Populares das duas regiões conseguiram registrar o fenômeno e relataram às autoridades locais um som semelhante ao de uma explosão e tremores de terra na cidade de Cerro Largo, RS.

Além do estrondo e dos tremores, algumas testemunhas também afirmaram terem visto um "enorme clarão" que pôde ser observado mesmo durante o dia. Segundo informações, é provável que a rocha seja uma espécie de 'bólido', que provoca uma claridade maior se comparado ao meteoro do tipo "bola de fogo".

Monitoramento

Essa variação é excepcionalmente mais luminosa e pode ser capturada por satélites meteorológicos, assim como foi feito nesta semana pelo GOES-16.

Conforme a dimensão, velocidade e composição da rocha espacial, o meteoro vai se desintegrar ou não ao ingressar na atmosfera do nosso planeta, e em alguns casos, como nos bólidos, pode terminar de forma explosiva com ruído sônico e brilho à noite maior que o do planeta Vênus. Nestes casos, a luminosidade é muito grande a ponto de permitir a identificação por satélites meteorológicos", afirma a MetSul.

Você conseguiu contemplar esse fenômeno? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

Satélite registra explosão de meteoro na fronteira entre RS e Uruguai; moradores relatam tremores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista