
Tech 31 Dez
25 de janeiro de 2022 0
Lançado rumo ao espaço no dia 25 de dezembro após décadas de atraso e bilhões dólares investidos, o Telescópio Espacial James Webb não vem para substituir o famoso Telescópio Espacial Hubble, mas para complementar seu fabuloso trabalho e atuar especialmente na captura do infravermelho.
Segundo informações da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA, na sigla em inglês), James Webb (JWST) alcançou na última segunda-feira (24) o chamado "Segundo Ponto de Lagrange (L2)", região no espaço localizada entre a Terra e o Sol e que também foi a casa da Sonda Espacial Spitzer, antecessora do JWST.
Conforme explica Sérgio Sacani, geofísico e criador do canal Space Today, no Sistema Solar há vários pontos que são denominados "Pontos de Lagrange" — nome dado em homenagem ao matemático Joseph-Louis Lagrange — em que há equilíbrio gravitacional e o objeto consegue se manter significativamente estável.
Apesar da estabilidade, nesse ponto James Webb terá que consumir combustível para manter sua posição na região, fator que limita sua expectativa de vida útil para até 10 anos, período alcançado graças ao enorme sucesso da missão de lançamento do telescópio que aconteceu em dezembro de 2021.
A distância entre o ponto L2 e a Terra é de cerca de 1,5 milhão de quilômetros, no entanto também há outras quatro regiões de Lagrange, como a L1, L2, L3, L4 e L5, todos dispostos no Sistema Solar e que contam com algumas características ímpares.
Na tarde de ontem (24), a NASA transmitiu através do portal "NASA Science Live" e em seu canal oficial no YouTube um vídeo ao vivo denominado "What's Next for the James Webb Space Telescope?", em que os cientistas da agência interagiram com internautas respondendo as principais dúvidas sobre a órbita do telescópio, imagens e objetivos da missão.
Segundo Sacani, o processo de comissionamento do JWST deve ser concluído apenas daqui a seis meses devido à necessidade dos equipamentos que compõem o telescópio serem resfriados a uma temperatura próxima ao zero absoluto, ação necessária para que a captura do espectro infravermelho ocorra sem interferência.
Além do resfriamento, o comissionamento dos equipamentos também inclui o alinhamento das lentes, sensores e espelhos que equipam o Telescópio Espacial James Webb.
Está ansioso pelas primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários