
Tech 12 Abr
30 de novembro de 2021 3
A Samsung anunciou nesta terça-feira (30) três novos processadores dedicados ao setor automobilístico, tais que equiparão os carros inteligentes da próxima geração. Os chips possuem recursos avançados e devem expandir a conectividade desses veículos com a última geração da rede móvel, além de favorecer desempenho em inteligência artificial.
O hardware em questão é tratado como Exynos Auto V7, Exynos Auto T5123 e S2VPS01. O primeiro já é cotado por uma das principais montadoras do mercado, a Volkswagen, que utilizará a solução no sistema de entretenimento integrado nos veículos de seu portfólio.
O Exynos Auto V7 é construído sobre a arquitetura ARMv8 com 8 núcleos Cortex-A76 operando a 1,5 GHz e uma GPU Mali-G76 de 11 núcleos dividos em dois clusters — um deles é dedicado a operações de baixa demanda energética com apenas três núcleos; o outro é responsável por controlar todo o sistema de infotainment com oito núcleos.
A plataforma trabalha com até 32 GB de RAM LPDDR4X com velocidades de até 68,3 Gb/s e integra uma unidade de processamento neural (NPU) para tarefas baseadas em inteligência artificial, como processamento de comandos de voz e gestos, além de imagem e áudio.
O chipset atua também durante a condução do veículo — a precisão e agilidade dos sensores para o assistente de baliza serão melhoradas e permitirão melhorias no sistema de visualização de obstáculos em 3D. Outras especificações incluem suporte a até 12 câmeras, processadores de áudio HiFi 4 e segurança baseada em hardware.
O Exynos Auto T5123 possui dois núcleos Cortex-A55 e entrega conectividade 5G para que os passageiros do carro possam se conectar a serviços de streaming e até mesmo jogar durante uma viagem. São suportadas redes SA (Standalone) e NSA (Non-Standalone) com velocidades de download de até 5,1 Gbps, além de ser compatível com a interface PCI Express.
O S2VPS01, por fim, é um chip dedicado unicamente ao gerenciamento de energia que está incluso no Exynos Auto V7 e passará a ser integrado no Exynos Auto V9. O componente oferece recursos de segurança que impedem a sobrecarga do circuito, além de prevenir danos por superaquecimento e monitorar a frequência do clock.
Além da Volkswagen, a Audi também é cliente dos processadores Exynos Auto. A Samsung possui uma série de tecnologias dedicadas ao segmento, como o sensor ISOCELL Auto 4AC para detecção de luz e obstáculos em carros inteligentes. Futuramente, a sul-coreana deve lançar um sensor de alta resolução para as câmeras dos veículos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários