LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Imitadores de NFT brigam para saber quem é o 'falsificador original' do Bored Ape Yacht Club

31 de dezembro de 2021 2

O ano de 2021 foi marcado pela consolidação dos NFTs, que valem milhões e já são considerados pelo mercado de artes plásticas. Mas agora, há um briga que só mesmo a era dos memes e da reprodutibilidade infinita poderia produzir. Dois projetos de NFT estão vendendo versões espelhadas do Bored Ape Yacht Club — isto é, aproveitam uma arte muito cara como falsificação, apenas virando as artes e, portanto, tornando-as únicas.

E agora o mercado digital OpenSea baniu as coleções PHAYC e Phunky Ape Yacht Club (ou PAYC), e, como consequência, os dois duelam para seguir revendendo seus macacos enquanto se esquivam das normas do mercado. O PAYC foi lançado em dezembro, na luta contra os ricaços que, supostamente, estavam dominando o mercado original dos macacos. Já o PHAYC chegou um pouco depois, com um site irônico, que se propunha como uma sátira dos NFTs.


Mas agora, entre sátira e crítica, os dois projetos têm brigado no Twitter para saber qual é a "falsificação original", por assim dizer. PHAYC cobrou das pessoas para cunhar seus macacos, e CoinDesk relata que obteve cerca de 500 ETH (mais de R$ 10 milhões em vendas), enquanto o PAYC aponta ter ganhado cerca de 60 ETH (R$ 1,2 milhão) com suas vendas pagas.

Seja qual for o original, há um terreno perigoso que esbarra em direitos autorais, já que Yuga Labs detém os direitos do Bored Ape e, não à toa, ambos foram expulsos do OpenSea e de outros concorrentes, como o Mintable. Os projetos paralelos poderiam ainda justificar que estão jogando o jogo das artes digitais caso recebem alguma notificação judicial, mas o precente de NFTs na justiça ainda é raso.

Em reportagem ao portal The Verge, o PAYC disse que não recebeu nenhum ameaça legal dos criadores, enquanto estes não se manifestaram sobre um possível processo. Por enquanto, então, a ideia é vender do jeito que dá, antes que a situação piore.


2

Comentários

Imitadores de NFT brigam para saber quem é o 'falsificador original' do Bored Ape Yacht Club
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2