
Economia e mercado 28 Dez
04 de janeiro de 2022 0
Enquanto vivemos novas discussões acaloradas sobre o status planetário de Plutão e descobrimos mais semelhanças entre a Terra e Marte, nosso está se preparando para ficar o mais perto possível do Sol. Nesta terça feira (04), às 03:55 da madrugada (horário de Brasília), a Terra passa pelo periélio, o ponto de órbita mais próximo à estrela do nosso sistema.
No momento do periélio, nosso planeta fica a “apenas” 147.105.047 km do Sol, atingindo também sua maior velocidade orbital – cerca de 109.100 km/h. O evento é o contrário do afélio, que ocorre quando a Terra está a quase 5 milhões de quilômetros a mais de distância do Sol e sua órbita fica aproximadamente 3,6 mil km/h mais devagar.
Durante o periélio a Terra recebe mais radiação solar e, por estarmos mais próximos do Sol, a estrela nos parece ligeiramente maior. Em comparação com o afélio, o astro ganha cerca de 3,3% em tamanho na nossa perspectiva.
Na comparação abaixo, você confere fotos do Sol feitas por Romualdo Caldas e Ernande Júnior a partir de Maceió, Alagoas. A foto da esquerda foi feita no dia 2 de janeiro de 2021, quando a Terra passava pelo periélio. A da direita foi feita no dia 05 de julho de 2021, quando o planeta passou pelo afélio.
O evento de aproximação entre Terra e Sol, porém, não é a causa direta das altas temperaturas no Brasil. A sensação de calor generalizada no Hemisfério Sul durante esta época do ano ocorre devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, responsável pelas estações do ano.
Nesse momento, em que estamos passando pelo verão, a inclinação deixa a metade sul do globo exposta ao Sol por mais tempo. Por receber maior insolação, as temperaturas por aqui tendem a ser mais elevadas, enquanto o contrário ocorre no Hemisfério Norte.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários