LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA e Centro de Satélites da ONU se unem para impulsionar sustentabilidade

24 de junho de 2022 0

Não é uma novidade que as empresas de tecnologia têm voltado as atenções de maneira muito firme para a sustentabilidade. Agora a NVIDIA anunciou uma iniciativa com o Centro de Satélites das Nações Unidas (UNOSAT), com o foco em promover a ação climática para um ambiente global saudável.

Para isso, as empresas pretendem aplicar os poderes de aprendizado profundo e Inteligência Artificial. Elas têm como foco impulsionar o gerenciamento de desastres ligados ao clima, por meio da IA, para a observação da Terra.

A iniciativa será chamada de AI4EO e englobará todas as que utilizam a Inteligência Artificial no auxílio para o monitoramento e a avaliação das mudanças do planeta. A UNOSAT também vai integrar a sua infraestrutura de tecnologia de imagens por satélite à de computação acelerada da NVIDIA.

Ainda haverá uma coleta e análise de informações geoespaciais pelo sistema de imagens de satélite, a fim de entregar informações praticamente em tempo real a respeito de inundações, incêndios florestais e outros desastres climáticos.

“Trabalhar com a NVIDIA nos permitirá fechar o ciclo desde a pesquisa de IA até a implementação das soluções climáticas no menor tempo possível, garantindo que as populações vulneráveis possam se beneficiar da tecnologia.”


Einar Bjørgo

Diretor da UNOSAT

Imagem: Divulgação

Uso e benefícios na prática

Um dos exemplos que mostram a importância desse anúncio está na avaliação do impacto de um ciclone tropical nas Filipinas, ou uma erupção em Tonga. Nesses casos, o serviço de mapeamento de emergência da UNOSAT aproveita a visão computacional para maior precisão sobre a complexidade do ocorrido.

Os dados obtidos ainda serão usados na tomada de medidas rápidas e eficazes de combate a desastres, bem como na hora de informar políticas de desenvolvimento sustentável, aprimorar a capacidade dos usuários e fortalecer a resiliência climática em geral.

Curso do DLI

Com o propósito de preparar uma força de trabalho qualificada para a função, a UNOSAT criou um módulo para o curso online e gratuito do Deep Learning Institute, com a temática de como construir um modelo de aprendizado profundo na hora de automatizar a detecção de eventos de inundações.

“A NVIDIA e a UNOSAT têm uma oportunidade única de combater o impacto das mudanças climáticas e avançar nas metas ODS da ONU, com um ponto de partida de treinamento de cientistas de dados para desenvolver e implantar modelos acelerados por GPU que melhoram a previsão de enchentes.”


Keith Strier

Vice-presidente global de iniciativas de IA na NVIDIA

O curso é baseado em um estudo de caso real da ONU e utiliza como exemplo uma inundação no Nepal. Ele está disponível neste link.

E aí, o que você achou da iniciativa da NVIDIA junto com a ONU? Dê a sua opinião para a gente!


0

Comentários

NVIDIA e Centro de Satélites da ONU se unem para impulsionar sustentabilidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista