LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: Prefeitura do Rio libera 4ª dose da vacina para pessoas acima de 18 anos

28 de julho de 2022 0

Em um comunicado feito nesta quinta-feira (28) por meio das redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou a liberação da 4ª dose da vacina contra covid-19 para pessoas com mais de 18 anos. A ampliação da segunda dose de reforço (DR2) para essa faixa etária segue o cronograma de imunização definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A mudança passa a vigorar a partir de hoje em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Rio, no entanto, além da idade também é preciso atender outros critérios para ser vacinado. De acordo com o Ministério da Saúde e Anvisa, a DR2 pode ser aplicada apenas após um intervalo mínimo de 4 meses da 3ª dose — primeira dose de reforço.

Cumprindo esses requisitos, o munícipe pode ir até um posto de saúde portando um documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira funcional, etc.) e o comprovante da aplicação da última vacina. Segundo informações, a cidade possui em torno de 100 mil doses no estoque e mais de três milhões de pessoas com o esquema vacinal atrasado.

Frente a essa situação, caso a prefeitura não consiga utilizar os imunizantes parados todos serão descartados após a data de vencimento, conforme determinação da Anvisa. De acordo com a SMS, desde o início da disponibilidade dos imunizantes cerca de 151 mil frascos foram jogados no lixo devido à baixa procura da população.

Aplicação de vacina. (Imagem: Reprodução).

Considerando dados divulgados pelo Ministério da Saúde, atualmente o Brasil conta com uma grande parcela da população vacinada com a primeira dose somando 83,67% dos brasileiros. Apesar disso, em torno de 5% dessas pessoas não retornaram para a aplicação da segunda dose, porcentagem que despenca ao considerarmos apenas a dose de reforço

Nesse caso, apenas 62,02% da população vacinável (18 anos ou mais) recebeu a 3ª dose, evidenciando que uma parcela significativa de cidadãos não retorna para completar o calendário vacinal.

Como está a vacinação na sua cidade? Você já foi imunizado? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

Covid-19: Prefeitura do Rio libera 4ª dose da vacina para pessoas acima de 18 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista