LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Varíola dos macacos: primeiros casos em crianças são confirmados pela Prefeitura de SP

29 de julho de 2022 0

A Prefeitura de São Paulo reportou, nesta sexta-feira (29) o registro de três casos de varíola dos macacos (monkeypox) em crianças no município. Essas são as primeiras notificações da doença no público infantil desde o surto iniciado nos últimos meses.

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, as três crianças estão passando por um monitoramento constante de equipes médicas e não apresentam sinais de agravamento do quadro clínico.

A gestão municipal disse ainda em nota, que com a nova realidade internacional, "busca-se aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca ativa, com o objetivo de implementar medidas que ajudem a conter a circulação do vírus".

A secretaria destacou ainda que instituiu protocolos para toda a rede pública e privada para o atendimento dos casos suspeitos, inclusive com a disponibilização de insumos para coleta de amostras das lesões para análise laboratorial.

"O atendimento para os casos suspeitos de monkeypox está disponível em toda a rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pronto-socorros e pronto atendimentos." afirmou a secretaria.

Emergência de saúde pública

No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a varíola dos macacos como uma emergência de saúde pública, de caráter global. A entidade levou em conta o cenário "extraordinário" da doença, que já chegou a mais de 70 países.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil registrou um crescimento de 65% nas notificações de varíola dos macacos em uma semana. Apenas na quarta-feira (27) foram 978 casos confirmados. São Paulo é o estado com mais registros (744),

Transmissão e sintomas

A varíola dos macacos pode ser transmitido por meio de gotículas, do contato com lesões na pele e gotículas de uma pessoa contaminada, bem como através de objetos compartilhados, como roupas de cama e toalhas.

O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias. Os sintomas costumam ser: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas durante os primeiros cinco dias.

Os infectados também apresentam erupções cutâneas na face, palmas das mãos, solas dos pés, além de lesões, pústulas e, ao final, crostas. Segundo a OMS, os sintomas da doença costuma durar de 14 a 21 dias.


0

Comentários

Varíola dos macacos: primeiros casos em crianças são confirmados pela Prefeitura de SP
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2