Curiosidade 08 Set
Uma empresa que trabalha com inteligência artificial tornou possível que Steve Jobs desse entrevista a um podcast. Recentemente, o falecido fundador da Apple recebeu uma honraria póstuma do governo dos Estados Unidos. Ou seja, é a mais alta que um cidadão pode receber nos dias atuais.
Tudo ocorre como se fosse um episódio de podcast, que possui duração total de quase 20 minutos. Nele, Jobs surge em uma versão digital, com sua voz sendo reproduzida ao longo da entrevista, feita pelo polêmico Joe Rogan. A empresa responsável pelo feito chama-se Play.ht e ela agiu com o intuito de mostrar que é possível criar sons realistas com a tecnologia.
Em geral, existem algumas pequenas inconsistências ao longo do áudio da entrevista. Ainda assim, o resultado é muito convincente em alguns momentos e consegue ser muito fiel à realidade, ao timbre, às nuances da fala e até ao jeito de se expressar de Steve. O episódio foi hospedado no site transistor.fm.
O roteiro, a princípio, também foi criado com o auxílio de inteligência artificial e não houve nenhum tipo de interferência humana no processo. Caso não saiba, o procedimento é muito semelhante com o que é usado por plataformas como o DALL-E para criar imagens com ajuda da IA.
Pelo visto, o deepfake não é só um mecanismo usado para ações como a que fizeram com um executivo da Binance recentemente. Quem quiser ouvir o episódio, ele está disponível na íntegra para que todo mundo possa acessar. A partir de agora, a empresa tem o objetivo de melhorar a capacidade de criar discursos inspiradores e aprimorar a qualidade das vozes.
Comentários