LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiro caso de meningoencefalite causado por tipo diferente de fungo é identificado no Brasil

29 de dezembro de 2022 0

O primeiro caso de meningoencefalite de uma espécie diferente de fungo foi identificado no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro. A informação vem de cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, que conseguiram fazer a identificação da doença causada pelo fungo Penicillium Chrysogenum e a descreveram em um artigo científico publicado na revista International Journal of Infectious Diseases.

A descoberta, nesse caso, surpreende porque a condição é geralmente causada por bactérias ou fungos do gênero Cryptococcus. Do mesmo modo, o fungo identificado como causador é de uma espécie que nunca surgiu relacionada a casos de meningoencefalite no Brasil.

A vítima, no caso, era uma garota de 14 anos que não apresentava nenhum tipo de comorbidade e o que intrigou os pesquisadores é o fato do corpo dela estar bem equipado e preparado para lutar contra infecções. Com o cérebro e meninges sofrendo de grave infecção, ela acabou não resistiu e morreu.

Os pesquisadores da Fiocruz conseguiram identificar a presença do fungo por meio de uma análise do líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a medula espinhal. A jovem ainda chegou a ser trata com antifúngicos de duas classes diferentes, mas não resistiu ao choque séptico e neurogênico.


Seja como for, o incidente envolvendo o Penicillium Chrysogenum alerta para a necessidade de pesquisar e estudar mais os fungos. Afinal, eles não são muito lembrados, mas podem colocar a vida de pessoas em risco por passarem despercebidos pelas pessoas.

Outras notícias envolvendo a Fiocruz atentam para aumento de casos de Covid-19 em todas as regiões do Brasil, além de uma nova variante do vírus identificada no Amazonas.


0

Comentários

Primeiro caso de meningoencefalite causado por tipo diferente de fungo é identificado no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista