Economia e mercado 14 Jun
A Huawei registrou uma nova patente que descreve tecnologias para projeção de imagens estereoscópicas em um dispositivo para experiências em 3D. Os direitos dessa engenharia, que promete tornar a exibição de conteúdo em três dimensões mais acessíveis, foram atribuídos à gigante chinesa no dia 20 de janeiro de 2023.
Emitido pelo órgão gerenciador de marcas e patentes da China, o documento é identificado pelo número “CN202211090428” e descreve uma tecnologia de “Sistema de Projeção Estereoscópica, Sistema de Projeção e Veículo” que deve reduzir o custo de produção de sistemas de projeção em 3D. Entenda os detalhes a seguir.
Estereoscopia é um fenômeno que permite enxergar um mesmo objeto em ângulos diferentes utilizando os dois olhos. O cérebro “processa” a imagem recebida por ambos os globos oculares como uma única cena, dando a noção de profundidade. Esse conceito é utilizado pela Huawei para elaborar um sistema de projeção tridimensional menos complexo.
Conforme explicado pelos documentos da patente, a nova tecnologia utiliza um painel de retroiluminação para emitir dois feixes de luz para um modulador espacial em ângulos diferentes, que direciona os raios de acordo com as informações de imagem fornecidas pela fonte de exibição para obter dois caminhos e emiti-los à tela do sistema.
Como um único modulador de luz espacial é utilizado para ambos os direcionamentos de imagem, a tecnologia pode reduzir o custo do sistema de projeção estereoscópica. A ideia é que esse conceito, utilizado em exibições complexas em cinemas, tenha aplicação mais fácil em produtos domésticos para consumo multimídia.
Cabe lembrar que o documento não indica necessariamente que um produto com essas características será lançado em breve. Recentemente, a empresa registrou patente de uma técnica de exibição que protege a saúde dos olhos ao usar óculos VR, mas ainda não vimos qualquer produto anunciado com tais especificações.
Comentários