
Tech 02 Fev
12 de fevereiro de 2023 0
Aqui no TudoCelular, a gente costuma trazer pra vocês uma infinidade de rankings que mostram o quão disputado pode ser um mercado como o de desempenho no AnTuTu, o de consoles e até de sistemas operacionais de TVs, PCs e smartphones. No entanto, um em especial vem surpreendendo pelas mudanças nos últimos anos: o de quantas luas tem um planeta.
Voltando um pouco no tempo (e indo para 2019), vimos aqui que um grupo de pesquisadores havia descoberto 20 novos planetas para Saturno, o que garantiu a ele a liderança na época sobre Jupiter, chegando a um total de 82 duas luas identificadas até então.
Agora, já em 2023, uma nova atualização do curioso ranking chega ao público com o achado de mais 12 luas para Jupiter (que até então estava colado na vice-liderança), fazendo com que seu acumulado passe a ser de 92 luas, ou seja, 10 a mais que o marcador atual de Saturno.
Segundo informações trazidas pelo 'Sky & Telescope', todas as novas luas descobertas são pequenas e distantes, com volta completa superior a 340 dias para acontecer. Dessas, 9 estão entre as 71 chamadas "ultraperiféricas", com órbita superior a 550 dias, sendo imaginada a captura dessas luas por Jupiter devido as suas órbitas retrógradas, em direção oposta às luas internas.
Não menos importante: cinco de todas as luas retrógradas têm mais de 8 quilômetros sendo, segundo Scott Sheppard (Carnegie Institute for Science), as luas menores formadas durante colisões que fragmentaram em objetos maiores.
Um outro ponto curioso nessa corrida é a possiblidade de cortes que podem mudar o resultado. Um dos exemplos é a de considerar o tamanho para a contagem de luas em cada planeta. Se isso fosse uma métrica e fosse considerado, por exemplo, luas com mais de 3 quilômetros, Saturno seguiria lider não só no total como também, por ter "mais luas do que todo o resto do sistema solar", segundo Brett Gladman (Universidade de British Columbia, Canadá).
Para além da curiosidade com a contagem, conhecer e saber quantas luas são disponíveis e seus itinerários permitirão um ganho de informações para missões de sobrevoo de uma missão futura com especial enfoque nas luas progressivas, sendo já sabido que a Jupiter Icy Moon Explorer (JUICE) da Agência Espacial Européia deve acontecer em abril, enquanto a Europa Clipper da NASA está agendada pra o final de 2024 e uma missão chinesa, considerada para a década de 2030 .
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários