LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Arquivo Nacional guarda ao menos 743 relatos de Óvnis no Brasil

14 de fevereiro de 2023 6

Nos últimos dias, a aparição e posterior derrubada de objetos voadores não identificados (Óvnis) nos Estados Unidos e no Canadá têm chamado a atenção da população global, mas os registros não se limitam por lá e também já foram notificados casos no Brasil no passado.

De acordo com um relatório do Ministério da Justiça, divulgado em 2018, houve um total de 743 registros sobre a aparição de óvnis no Brasil entre 1952 e 2016. Os casos reúnem relatos, áudios, fotos e vídeos guardados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e enviados para o Arquivo Nacional (AN).


Vale destacar que o termo "óvni" não se refere, necessariamente, a extraterrestres, mas sim para qualquer objeto no céu do qual não se sabe a "origem natural". Portanto, pode ser um drone, uma estrela, um satélite ou um balão meteorológico, por exemplo.

O 1º documento no Arquivo Nacional sobre a aparição de um óvni se refere a um registro na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, em 1952. Há nove fotos sobre esse evento e o objeto é comparado à nave DC-5 em uma delas.

Noite Oficial dos Óvnis

Em 19 de maio de 1986, aconteceu a chamada "Noite Oficial dos Óvnis". Nesse dia, foram reportados cerca de 21 objetos voadores não identificados. Até Jatos da FAB foram enviados para persegui-los, mas nenhum obteve sucesso, segundo o relatório.

Os documentos apontam que a "Noite Oficial dos Óvnis" começou quando um operador da torre do Aeroporto de São José dos Campos, em São Paulo, observou pontos luminosos que mudavam de cor, com a predominância da tonalidade vermelha.

O operador entrou em contato com um dos pilotos que estavam na região e ele também disse que estava visualizando um objeto estranho no céu. Ainda foram detectados alguns óvnis nos radares de Goiás, de São Paulo e do Rio de Janeiro nesse dia.

Os radares registraram que os objetos não identificados trafegavam em uma alta velocidade. Por isso, o Centro de Operações de Defesa Aérea (CODA) decidiu enviar alguns caças para persegui-los e interceptá-los, mas nenhum registro foi feito a partir daí.

Cabe lembrar que, em novembro do ano passado, pilotos relataram terem visto luzes "não identificadas" enquanto sobrevoavam Porto Alegre. Segundo as descrições dos profissionais, eram pontos luminosos que "se cruzavam" ao sul da capital gaúcha.

E você, já visualizou algo estranho no céu? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


6

Comentários

Arquivo Nacional guarda ao menos 743 relatos de Óvnis no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista