
Tech 21 Out
29 de maio de 2023 0
A empresa japonesa ispace revelou o motivo de sua sonda Hakuto-R ter sofrido um acidente no mês de abril. Na ocasião, o equipamento acabou caindo na Lua devido a um erro cometido por ele mesmo devido ao seu software achar que a altitude estava em zero enquanto ainda estava a 5 km do chão.
Isso aconteceu mesmo depois da sonda ter ativado corretamente a sua sequência de descida quando estava com 100 km de altitude. Portanto, a sonda achou que já havia pousado, apesar de seguir descendo com velocidade inferior a 1 m/s. Em seguida o sistema ficou sem combustível e com isso, a equipe acredita que ela caiu em queda livre no solo.
De acordo com o que a empresa de desenvolve tecnologias robóticas de exploração espacial, o software do dispositivo cometeu o erro após a sonda passar pela borda de uma cratera enquanto estava indo rumo ao local de pouso. No caso, o sensor fez uma leitura de altitude de 3 km, sendo um número maior do que o previsto pela equipe que elaborou a missão.
Vale citar que o programa da sonda tem capacidade de desconsiderar valores anormais de altitude no módulo de pouso como medida de segurança. Mas, ele acabou cometendo uma falha nesse caso, já que não entendeu qual era o verdadeiro terreno lunar em sua rota de pouso.
Esse resultado poderia ter sido o da primeira missão privada e primeiro veículo japonês a pousar na Lua de forma bem sucedida, mas acabou falhando. Mesmo assim, a ispace usará os dados obtidos para aprimorar as próximas viagens de suas sondas à Lua, que irão ocorrer em 2024 e 2025.
Mais sobre sondas espaciais: confira o problema com a sonda Juno que fez a NASA perder mais de 200 fotos de Júpiter, bem como a aposentadoria da InSight Mars.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários