
Tech 20 Set
Não é de hoje que o cão-robô Spot impressiona pelas suas habilidades avançadas. Agora, a criação da Boston Dynamics ganhou mais uma novidade. O equipamento robótico passou a ter integração ao ChatGPT, para que pudesse “falar”.
A nova capacidade foi possível por meio de uma invenção do engenheiro de aprendizado de máquina chamado Santiago. Ele combinou o sistema de Inteligência Artificial da OpenAI ao cão-robô, além de inserir a voz do Google para converter texto em som. Confira o resultado na publicação a seguir:
We integrated ChatGPT with our robots.
— Santiago (@svpino) April 25, 2023
We had a ton of fun building this!
Read on for the details: pic.twitter.com/DRC2AOF0eU
A intenção do engenheiro foi facilitar o mapeamento das jornadas do Spot. Assim, a criação robótica agora passou a responder perguntas mais básicas – tais quais a carga da bateria ou informações sobre as últimas inspeções –, além de ser capaz de dialogar com os humanos.
Outra possibilidade consiste em se comunicar por gestos de “sim” ou “não”, por meio da integração. Para completar, caso a pessoa entender que a resposta não teve a complexidade desejada, é possível ainda acrescentar mais termos ao dicionário do Spot.
A Boston Dynamics havia colocado o seu cão-robô em fase de vendas no mês de junho de 2020. Contudo, o preço sugerido de US$ 75 mil tornou a peça algo inacessível financeiramente a qualquer entusiasta.
E aí, qual é a sua avaliação sobre a capacidade de “fala” do Spot? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários