LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores do Butantan descobrem molécula com potencial de combater bactérias e fungos

01 de outubro de 2023 3

Pesquisadores do Laboratório de Toxinologia Aplicada do Insituo Butantan, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, descobriram uma molécula que mostrou potencial de combater vários tipos de fungos e bactérias. O estudo sobre ela foi publicado na revista científica "Research in Microbiology".

Com o nome de Dordelinha, a molécula foi sintetizada em uma fase pré-clínica. Além disso, o trabalho que envolve a sua identificação é objeto de mestrado da estudante Bruna Souza da Silva. Ao longo da fase citada, os cientistas conseguiram observar que a molécula eliminou as bactérias escherichia coli e pseudomonas aeruginosa.

Para quem não sabe, essas bactérias são consideradas microrganismos multirresistentes, além de serem responsáveis por causar infecções gastrointestinais e pulmonares. A Dordelina, por sua vez, foi extraída da lactobacillus acidophilus, sendo esta uma bactéria que faz parte da microbiota humana.

Contra fungos, a molécula se apresentou eficácia contra o candida albicans, que é o causador da candidíase. Pedro Ismael da Silva Junior é coordenador do estudo e falou sobre a novidade:

Os peptídeos antimicrobianos são compostos sintetizados por todas as formas de vida, com o objetivo de se proteger de ameaças e aumentar sua competitividade para sobreviver em um ambiente específico


Vale dizer que o composto não é tóxico e pode até mesmo se tornar um novo antibiótico no futuro. Agora, os próximos passos incluem analisar quais partes da sequência da molécula são mais importantes para promover a ação terapêutica. Nesse sentido, o objetivo é deixar a molécula menor, mais barata, eficaz e segura. Pedro finalizou:

Quanto mais aminoácidos tem a molécula, ou seja, quanto maior ela é, maior o risco de ela provocar uma resposta de anticorpos, uma reação do sistema imune. Agora, precisamos encontrar parceiros para desenvolver os testes e, em caso de resultados positivos, avançar à fase de testes clínicos

Veja também: os resultados preliminares da vacina da dengue produzida pelo Butantan e o teste de alzheimer desenvolvido por pesquisadores que identifica a doença em menos de dez minutos.


3

Comentários

Pesquisadores do Butantan descobrem molécula com potencial de combater bactérias e fungos
  • Esse Instituto perdeu a credibilidade quando serviu ao interesse do Doria com a Coronavac (Covid). Mas nem uma instituição dessa fica livre da arbitrariedade de governos corruptos.

      • Muito pelo contrário. O instituto Butantã fez um trabalho heróico ao fabricar a vacina mesmo contra a vontade do maldito Bolsonaro. O Butantã entrará para a história por ter deixado Bolsonaro na lama.

        • BR e seus ponteciais reprimidos por nosso governo parasita do povo.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

            Software

            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2