LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas podem usar lasers e espelhos para pavimentar a Lua

15 de outubro de 2023 4

Talvez você não saiba, mas um dos grandes problemas para o desenvolvimento de operações humanas na Lua é a poeira lunar. Sempre que um veículo trafega pelo satélite natural e sempre que um novo módulo realiza um pouso, uma grande quantidade de poeira lunar é suspensa.

Graças a gravidade do astro – que é muito menor que a da Terra – esses fragmentos de poeira ficam suspensos no ar durante muito tempo, causando dano significativo a trens de pouso e a outros equipamentos.

Com isso, cientistas desenvolveram um processo que possibilitaria a construção de estradas e de plataformas de pouso a partir de elementos encontrados na própria Lua; o que poderia ajudar a construir a fundação de bases lunares permanentes usando poucos recursos da Terra.


O método desenvolvido envolve a utilização de espelhos e de dispositivos semelhantes a lentes. Ao concentrar luz solar, o aparelho seria capaz de derreter a poeira lunar transformando-a em algo com estado semelhante ao vidro.

Esse material, então, seria moldado em formas triangulares e organizado em padrões semelhantes a treliças para formar o pavimento.

Confira o vídeo divulgado pelo projeto (em inglês):

Para desenvolver a técnica, pesquisadores testaram o processo aqui na Terra. Durante os testes, eles substituíram o concentrador de luz solar por um laser de dióxido de carbono de 12 quilowatts e usaram um solo lunar simulado.

Com isso, apesar da necessidade de transportar todo o equipamento para o astro, o novo método poderia utilizar os próprios recursos naturais da Lua, aumentando a sustentabilidade e diminuindo custos em um futuro desenvolvimento das operações em solo lunar.


Nos próximos anos, o programa Artemis, da NASA, espera levar seres humanos a Lua pela primeira vez desde as missões Apollo, na década de 70.

Além disso, a agência governamental estadunidense e a China tem planos de ter bases lunares movidas a energia nuclear até o final da década, enquanto casas podem estar sendo impressas por impressoras 3D até 2040.


4

Comentários

Cientistas podem usar lasers e espelhos para pavimentar a Lua
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos