
Rumores 29 Abr
24 de fevereiro de 2024 18
A MediaTek uniu forças com o Google para empoderar alguns de seus chips mais poderosos com suporte nativo para o Gemini Nano, uma versão mais “compacta” do modelo de inteligência artificial capaz de funcionar em celulares, tablets e outros dispositivos móveis. As plataformas otimizadas para o recurso são o Dimensity 9300 e Dimensity 8300.
Conforme anunciado pela fabricante de chips taiwanesa na quinta-feira (22), o esforço conjunto das empresas deve permitir que o modelo de inteligência artificial funcione no próprio dispositivo do usuário — sem depender de uma nuvem — de maneira mais eficiente graças ao poderoso coprocessador neural da MediaTek.
A otimização dos chips foi possível graças ao NeuroPilot, um conjunto de ferramentas para desenvolvedores que permitem otimizar ferramentas de inteligência artificial para que extraiam o máximo do potencial de determinados modelos de linguagem grande (LLM). Cabe lembrar que o Dimensity 9300 já suporta o modelo Llama 2 da Meta.
Quando os recursos de inteligência artificial são processados no próprio dispositivo, os usuários não dependem de uma conexão com a internet para utilizar as funções generativas — embora buscas na web fiquem indisponíveis. Além disso, a latência e as preocupações com a segurança e privacidade de dados são minimizadas.
O anúncio reforça a popularização da inteligência artificial. Além de ser suportado pelo Dimensity 9300, que é uma plataforma para celulares topos de linha, o Gemini Nano também poderá funcionar em dispositivos com Dimensity 8300, que equipa aparelhos mais baratos, como o POCO X6 Pro, recém-lançado no Brasil.
A MediaTek afirma que revelará em breve uma demonstração do Gemini Nano funcionando em dispositivos com Dimensity 9300 e Dimensity 8300. Estima-se que a MediaTek enviará cerca de 20 milhões de unidades do Dimensity 9300 em 2024, estabelecendo um novo recorde para a fabricante e desafiando a liderança da Qualcomm.
1 mês atrásSmartphone chinês pode ser encontrado em seu menor preço histórico
3 meses atrásNa hora de avaliar estes dois smartphones intermediários premium, qual deles é o mais completo da dupla? O Comparativo do TudoCelular conta para você a resposta para essa e outras perguntas agora.
3 meses atrásComo já é de costume, chegou o momento de sabermos quais foram os dez celulares mais buscados do mês anterior no TudoCelular, com as informações relativas a novembro de 2024.
4 meses atrásVeja quando e se o seu Xiaomi, Redmi ou POCO será atualizado com o HyperOS 2.0.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários