LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MediaTek Dimensity 9300 e 8300 são otimizados para inteligência artificial Gemini Nano do Google

24 de fevereiro de 2024 18

A MediaTek uniu forças com o Google para empoderar alguns de seus chips mais poderosos com suporte nativo para o Gemini Nano, uma versão mais “compacta” do modelo de inteligência artificial capaz de funcionar em celulares, tablets e outros dispositivos móveis. As plataformas otimizadas para o recurso são o Dimensity 9300 e Dimensity 8300.

Conforme anunciado pela fabricante de chips taiwanesa na quinta-feira (22), o esforço conjunto das empresas deve permitir que o modelo de inteligência artificial funcione no próprio dispositivo do usuário — sem depender de uma nuvem — de maneira mais eficiente graças ao poderoso coprocessador neural da MediaTek.

(Imagem: Reprodução)

A otimização dos chips foi possível graças ao NeuroPilot, um conjunto de ferramentas para desenvolvedores que permitem otimizar ferramentas de inteligência artificial para que extraiam o máximo do potencial de determinados modelos de linguagem grande (LLM). Cabe lembrar que o Dimensity 9300 já suporta o modelo Llama 2 da Meta.

Quando os recursos de inteligência artificial são processados no próprio dispositivo, os usuários não dependem de uma conexão com a internet para utilizar as funções generativas — embora buscas na web fiquem indisponíveis. Além disso, a latência e as preocupações com a segurança e privacidade de dados são minimizadas.

(Imagem: Reprodução)

O anúncio reforça a popularização da inteligência artificial. Além de ser suportado pelo Dimensity 9300, que é uma plataforma para celulares topos de linha, o Gemini Nano também poderá funcionar em dispositivos com Dimensity 8300, que equipa aparelhos mais baratos, como o POCO X6 Pro, recém-lançado no Brasil.

A MediaTek afirma que revelará em breve uma demonstração do Gemini Nano funcionando em dispositivos com Dimensity 9300 e Dimensity 8300. Estima-se que a MediaTek enviará cerca de 20 milhões de unidades do Dimensity 9300 em 2024, estabelecendo um novo recorde para a fabricante e desafiando a liderança da Qualcomm.

Veja mais!

Mais Notícias

18

Comentários

MediaTek Dimensity 9300 e 8300 são otimizados para inteligência artificial Gemini Nano do Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista