LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Putin quer que a Rússia tenha o seu próprio videogame

02 de abril de 2024 8

Após diversas polêmicas e conflitos internacionais, uma notícia um tanto inesperada surge da Rússia: recentemente, notícias publicadas diretamente no site oficial do Kremlin revelaram que Putin, que continua como presidente da Rússia após as recentes eleições, tem interesse em fazer seu próprio videogame.

De acordo com as notícias, Putin teria ordenado ao seu governo que avaliasse as condições que seriam necessárias para começar a explorar o desenvolvimento de um console original da própria Rússia. Um possível concorrente para o Xbox Series S/X e PS5? Porém, não é algo tão simples de se alcançar, pelo contrário.

A ideia do console russo surgiu durante uma reunião do governo que abordava o desenvolvimento socioeconômico da região de Kaliningrado. Além do videogame, o governo russo também considera a possibilidade de desenvolver um sistema operacional próprio e outro focado em nuvem com intuito de ser um distribuidor de jogos e outros softwares.

Esse possível investimento, conforme dito por Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, visa o desenvolvimento da indústria de jogos nativas do país. O que é algo bem-vindo atualmente, já que devido às sanções econômicas, muitas empresas do ramo de jogos abandonaram território russo.

Apesar do “entusiasmo” do presidente russo, que deu um prazo até o dia 15 de junho para estudarem essa proposta ambiciosa, essa não será uma tarefa fácil e tomará mais tempo do que se imagina.

As dificuldades de criar um novo console

Segundo o jornal russo Kommersant, Putin teria confiado esse grande trabalho à VK, empresa russa de tecnologia. Porém, o próprio jornal diz que no presente momento eles não possuem competência suficiente para desenvolver um console tão potente e destaca que criar um sistema desse do zero levaria, pelo menos, 10 anos.

Sem contar que o desenvolvimento de um poderoso console precisaria de uma alta demanda no fornecimento de chips avançados, que por sua vez são bloqueados por sanções dos EUA, e de um ecossistema consistente de desenvolvedores de software.


Entretanto, o jornal russo destaca que a melhor e mais viável opção para essa empreitada seria um console semelhante ao Steam Deck da Valve em uma parceria com a China para conseguir os hardwares necessários para a produção de videogames.

Veja também


8

Comentários

Putin quer que a Rússia tenha o seu próprio videogame
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista