LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chrome vai ganhar novas opções de controle de uso de memória

09 de maio de 2024 0

Aparentemente, o Google Chrome deve ganhar opções ainda mais potentes de controle de uso de memória, de acordo com o informante “Leopeva64”. Ele compartilhou no X (ex-Twitter) uma série de imagens de uma versão de testes do navegador do Google, nas quais podemos ver uma aba com pelo menos três níveis – Moderado, Equilibrado ou Máximo.

Tecnicamente, o Chrome já tem um recurso parecido, que lhe permite monitorar em tempo real o quanto de memória o browser usa durante uma sessão. Entretanto, não há tantas opções de controle se comparado ao que as imagens do tuíte abaixo mostram.

Veja também

Ainda segundo a publicação, parece que o Chrome vai acabar “trocando” um recurso por outro: o informante menciona a função de se ajustar um limite de tempo para que uma aba seja descartada – essa opção parece ter sido abandonada na versão de testes, dando lugar ao controle mais rígido de uso de memória.

A novidade parece ser mais um passo do Google em direção a aprimorar a “usabilidade” do Chrome: ainda nesta semana, o TudoCelular falou sobre uma possível barra lateral de monitoramento de desempenho chamada “Browser Health”, que permite que você observe todo o consumo de recursos virtuais do navegador durante uma sessão.

Apesar de ambas as notícias virem do mesmo informante, não está claro se elas são diretamente relacionadas: pode ser que o controle aprimorado de memória seja uma parte do “Browser Health”, pode ser que ambas sejam paralelas, porém separadas.

Há que se esclarecer, também, se os controles de uso de memória vão incidir diretamente sobre o recurso do navegador que já existe: o Chrome permite que você libere memória virtual dedicada a abas que não estejam em uso – desde que essas abas não tenham vídeos, músicas ou compartilhamento de telas em reprodução naquele momento.

O Google Chrome já foi um dos maiores “devoradores” de memória entre todos os navegadores, mas de alguns anos para cá, ele tem se dedicado a liberar recursos de forma amigável. E pelo fato da engine Chromium, de onde ele é baseado, ser um projeto de código aberto, sempre há desenvolvedores atuando na otimização da aplicação.

Como de praxe, o Google não comentou as informações divulgadas até o momento.


0

Comentários

Chrome vai ganhar novas opções de controle de uso de memória
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos