
Segurança 16 Mai
O Telescópio Hubble fez um registro bem interessante de HP Tau, HP Tau G2 e HP Tau G3. Trata-se de um sistema estelar composto por objetos considerados jovens, sendo um deles com 10 milhões de anos. Apesar de parecer muito para nós, esse elemento sequer consegue realizar a fusão nuclear do hidrogênio.
Um detalhe importante sobre a HP Tau é que ela é uma estrela variável do tipo T Tau. No futuro, ela irá se torna ruma estrela alimentada por hidrogênio, tal como acontece com o nosso Sol. Ela e os demais astros estão cercadas por uma nebulosa de reflexão a mais de 500 anos-luz da Terra, achada na constelação de Taurus.
Em geral, a luz que a HP Tau emite pode variar conforme o tempo. Portanto, pode haver momentos em que as emissões são regulares, assim como há possibilidade de elas apresentarem flutuações aleatórias. O Hubble encontrou essas estrelas enquanto investigava os discos protoplanetários.
Para quem não sabe, esses discos possuem material ao redor das estrelas e é deles que nascem os planetas após milhões de anos. A nebulosa, por sua vez, foi encontrada pelo telescópio após ter viajado por 550 anos até ficar ao alcance dos instrumentos do equipamento.
Algo que pode ajudar a entender como a HP Tau é jovem. O nosso Sol tem em torno de 4,6 bilhões de anos. Portanto, deve levar um bom tempo até ela evoluir bastante.
Veja também: a captura que o Hubble fez de uma estrela 20 vezes mais massiva que o Sol e os detalhes de um exoplaneta com tamanho similar ao da Terra estudados pelo telescópio.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários