
Economia e mercado 27 Mai
A era dos detalhes cromados em carros pode estar chegando ao fim. Pelo menos, os modelos da Stellantis não devem trazer componentes com esse tipo de acabamento em suas carrocerias. Nesse sentido, a própria empresa vontade e já lançou o primeiro veículo sem esse composto.
Trata-se do Jeep Wagoneer S, modelo SUV elétrico que traz somente detalhes escurecidos na versão de lançamento. Caso o usuário esteja esperando por algum detalhe “brilhante”, este existirá somente pela iluminação em LED do modelo. Entretanto, vale destacar que o motivo desse movimento não é estético.
Conforme noticiado pela CNN, a causa é o Crômio hexavalente, ou “crômio 6”. Em geral, esse elemento é usado para a produção dos detalhes com acabamento cromados nos carros e, infelizmente, ele é altamente cancerígeno. O risco, no caso, não ocorre no contato com o logo cromado da Stellantis na grade.
O problema mesmo se encontra no processo de produção desses emblemas e outros componentes. Em outras palavras, os trabalhadores acabam com risco por entrar em contato com o elemento e, além disso, ele é jogado no ar. O crômio 6 é o contaminante mais potente e tóxico no ar da Califórnia, segundo o Conselho de Recursos do Ar do estado americano.
A montadora, então, se prepara para produzir novos tipos de acabamentos e mais atraentes em comparação com os cromados, de acordo com Ralph Gilles, chefe de design da companhia. Alguns exemplos incluem imitação de aço escovado, misturas de texturas, metais polidos e bronze entre as opções.
Outra empresa que também quer parar de produzir cromados é a Volkswagen.
Ainda sobre a Stellantis: veja os detalhes sobre o início da produção do Lepmotor T03 na Europa e um pouco a respeito da terceira geração do motor 1.2 PureTech da companhia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários