
Curiosidade 15 Out
Dando continuidade ao projeto que começou no início deste ano, Fedora e Asahi Linux anunciaram hoje (17) a disponibilidade do Fedora Asahi Remix 41; proposta que leva o sistema do pinguim para computadores Mac com chip Apple Silicon.
Como esperado, a nova iteração do sistema é baseada no recém anunciado Fedora 41. A versão vem equipada com ambiente de desktop KDE Plasma 6.2, mas também há uma variação com GNOME 47. O assistente de configuração inicial traz como base o instalador Calamares, amplamente conhecido no mundo Linux.
Mas as novidades não param por aí. A versão voltada para Macs também introduz novas possibilidades de emulação de programas de arquitetura x86/x86-64, incluindo rodar jogos AAA através de novos drivers Vulkan (versão 1.4); o que dá continuidade ao projeto iniciado pela comunidade do Asahi há pouco tempo.
Além da versão padrão, o projeto também foi disponibilizado em duas outras variantes: servidores, para quem deseja transformar seu Mac com Apple Sillicon em um servidor, e 'Minimal Image', para usuários mais avançados que desejam criar sua própria experiência Linux nos computadores da Maçã.
Atualmente, o Fedora Asahi Remix é compatível com os modelos Macbook Air M1 e M2; MacBook Pro M1, M1 Pro, M1 Max, M2, M2 Pro e M2 Max; Mac Mini M1, M2 e M2 Pro; Mac Studio M1 Max, M1 Ultra, M2 Max e M2 Ultra; e iMac M1.
Para instalar a versão do Linux no computador com chip Apple Silicon, se faz necessário apenas um único comando no terminal, apesar que complicações podem ser enfrentadas.
De qualquer forma, antes de prosseguir, sempre é importante conferir todos os detalhes da documentação informada na página oficial do projeto. Por padrão, o Fedora Asahi Remix 41 será instalado em dual-boot, lado a lado com o macOS. É recomendado fazer o backup dos dados antes de prosseguir.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários