Tech 08 Jan
Os modelos de inteligência artificial não param de surgir e um desses novos lançamentos promete grandes coisas em seu segmento. Trata-se do Generative World Explorer, ou GenEx, que foi projetado para gerar mundos virtuais inteiros a partir de uma só imagem, o que deve trazer uma série de benefícios em várias áreas.
Em geral, essa tecnologia promete dispensar a necessidade de exploração física, além de economizar tempo e reduzir riscos. A ideia dessa nova IA é imitar o raciocínio humano, com potencial de incluir até mesmo a possibilidade de testes em jogos mais imersivos. Seu uso tem como base pistas e conhecimento prévio para imaginar áreas invisíveis em um ambiente.
No caso, a previsão permite a tomada de decisão lógica mesmo sem observação direta. No caso, o GenEx prevê cenários que não existem para orientar as decisões, tal como faria um motorista deduz os motivos de um carro parar repentinamente. No caso, ele pode ser usado até para aplicações de longo alcance.
Um exemplo prático onde a tecnologia pode ser muito útil é em operações de resgate, já que a IA consegue explorar remotamente zonas perigosas. Dessa forma, as ações se tornarão não apenas mais seguras, como também mais rápidas. O GenEx também pode ser usado para treinar robôs autônomos e apps de navegação.
Os ambientes gerados pela IA são sintéticos e navegáveis a partir de imagens estáticas. Do mesmo modo, a tecnologia aplica “aprendizado de persistência esférica para proporcionar vistas panorâmicas de 360 graus. Conforme o artigo pré-publicado sobre a IA, ela conseguiu até mesmo superar os benchmarks tradicionais na geração de vídeo, além de melhorar a tomada de decisões humanas.
Ainda sobre IA: confira a aplicação de um modelo no app VLC para gerar legendas automaticamente e o que o CEO do Google falou sobre os avanços de IA.
Comentários