
Economia e mercado 13 Mar
O Tesla usa um conjunto de câmeras comuns em seu sistema de direção e um usuário resolveu colocar essa tecnologia à prova. Nesse sentido, o YouTuber Mark Rober comparou o desempenho do seu modelo com o de um carro equipado com LiDAR para ver se há como enganar o veículo da empresa de Elon Musk.
Ao longo do vídeo de quase 19 minutos, ele conta parte de sua história até chegar no ponto de querer testar os limites do sistema do seu carro no modo de piloto automático. Quando finalmente começou a mostrar o comparativo, ele aplicou uma série de testes com base em uma ideia de desenho animado para avaliar a capacidade do veículo de frear,
Para isso, ele posicionou um manequim de criança para simular alguns possíveis cenários em que o carro poderia frear antes de colidir. A bateria de testes começa com situações mais simples, com o boneco parado bem à frente do automóvel, em que tanto o LiDAR quanto o Tesla se saíram bem, andando a 64 km/h.
A próxima etapa simulou a situação em que criança surge de repente na frente do carro, com os dois veículos parando a tempo ao mesmo tempo. Em seguida, o teste foi feito com a simulação de neblina e, a partir disso, começaram as falhas do Tesla, que não conseguiu identificar o boneco e acabou atropelando-o.
O mesmo cenário se repetiu com a simulação de chuva, tendo o LiDAR com desempenho perfeito e o Tesla falhando novamente. A próxima fase do teste foi realizado a noite e com uma iluminação forte, resultando em recuperação do Tesla. Por fim, o quinto teste envolveu um muro falso, coberto por uma lona estampada com a continuação da estrada.
Nesse caso, o LiDAR se saiu bem novamente, entendendo que se tratava de uma parede falsa e parando com certa facilidade. Entretanto, o Tesla não conseguiu repetir a performance, atravessando o muro falso e atropelando o manequim logo em seguida.
A precisão do LiDAR acontece porque é uma tecnologia composta por lasers, que consegue medir tanto distâncias quanto movimentos em tempo real. Portanto, o sistema dos carros é capaz de impedir acidentes mesmo em condições ruins de iluminação. Caso não saiba, o LiDAR existe até em celulares, como o iPhone, usado para aplicações de Realidade Aumentada.
O Tesla, por sua vez, tem um sistema composto por câmeras comuns, o que torna as medidas imprecisas em algumas condições. Agora, as críticas sofridas pela empresa por Wozniak, confundador da Apple e os detalhes do recall de 200 mil veículos feito pela companhia recentemente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários