
10 Novembro 2016
O Vulkan veio com a promessa de revolucionar o mercado de jogos ao prometer gráficos mais realistas com menor consumo de hardware. Os dispositivos que podem tirar melhor proveito da novidade são os smartphones, que não trazem chips gráficos tão potentes quanto os de PCs ou consoles, o que poderia marcar uma revolução na jogatina mobile.
Samsung é uma das fabricantes de smartphones que mais apoia o Vulkan e Google também vem investindo na nova API que chegou oficialmente ao Android com o Nougat. A sul-coreana lançou um vídeo mostrando os benefícios do Vulkan, assim como o TudoCelular também já realizou um comparativo gráfico entre o Vulkan e o Open GL. Agora é a vez da ARM mostrar os benefícios desta nova API com sua arquitetura.
Confira o vídeo comparativo da ARM entre o Open GL e o Vulkan:
O primeiro teste mostra que o OpenGL ES não é otimizado para processadores com vários núcleos, onde as aplicações gráficas em 3D usam apenas um único núcleo, deixando todos os outros ociosos. No caso do Vulkan vemos que a carga é bem distribuída entre eles, o que gera um consumo menor do hardware e, consequentemente, de energia.
ARM também demonstra que a API Vulkan é capaz de consumir até 15% menos energia oferecendo o mesmo desempenho e com qualidade gráfica superior. Ainda são poucos os aplicativos e jogos que realmente fazem bom uso da nova API. Sem falar que apenas smartphones com Android Nougat, que são poucos no momento, podem usar o potencial desta API.
Será que em 2017 finalmente veremos novos jogos tirando total proveito da API Vulkan? Afinal, a promessa é de termos jogos mobile com gráficos de console, o que pode demorar um pouco para acontecer.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários