LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Revolução na Internet das Coisas: Bluetooth 5 tem quatro vezes mais alcance e dobro de velocidade

08 de dezembro de 2016 5

Depois de ter sido anunciado em julho, alguma expectativa e rumores giraram em torno do Bluetooth 5, inclusive relatos de que o primeiro dispositivo com o novo padrão seria lançado ainda esse ano. A essa altura, isso parece um pouco menos provável de acontecer, mas agora a Bluetooth SIG lançou a especificação final dessa atualização para OEMs, que agora podem finalmente desenvolver hardware para suportá-lo.

A nova especificação é compatível com todos os padrões Bluetooth anteriores, mas traz uma série de novas vantagens específicas para a implementação de Bluetooth Low Energy, o que significa uma transferência de dados em alta velocidade, maior alcance e menos interferência, tudo com o mesmo consumo de energia.

Internet das Coisas

Uma vez que o Bluetooth 5 vai quadruplicar o alcance e dobrar a velocidade em conexões de baixa energia, com aumento de 800% na capacidade de transmissões de dados, as fabricantes de dispositivos que precisam de conexões em grande distância e tenham obstáculos que atrapalham a conectividade, tais como paredes, podem abraçar o novo padrão.

Assim, a Internet das Coisas, que cresce em abrangência tentacular, é sem dúvida o foco do Bluetooth 5 para conquistar a preferência no que tange ao suporte nativo de comunicação entre todos os dispositivos.

Durante a ocasião do anúncio para o novo padrão, em junho, Mark Powell, diretor executivo do Bluetooth SIG, falou sobre o Bluetooth 5.

O Bluetooth 5 vai transformar o jeito que pessoas utilizam a Internet das Coisas, fazendo com que aconteça de forma mais simples e sem problemas ao redor delas

Portanto, já podemos esperar uma onda de dispositivos aprimorados para equipar casas inteligentes em 2017.

Atualizações e upload de dados mais rápidos

O Bluetooth 5.0 trará a tecnologia para aumentar a largura de banda para 2 Mbps, duplicando a quantidade de dados que os dispositivos podem transferir.

Assim, o Bluetooth 5.0 reduz o tempo necessário para transmitir e receber dados, o que facilitará atualizações rápidas e confiáveis de firmware para dispositivos móveis e o rápido upload de dados coletados durante dias através de sensores quando um dispositivo móvel é ligado.

Maior cobertura

Ao quadruplicar a faixa sobre a qual seus dispositivos podem transmitir e receber dados, os criadores de produtos que desenvolvem soluções de segurança e automação residencial podem fornecer cobertura de uma casa, edifício ou localidade inteira. A gama pode ser ajustada para uma variedade de ambientes. Nem todas as aplicações requerem o mesmo alcance, velocidade ou capacidade de transmissão. O Bluetooth 5.0 oferece a flexibilidade para um desenvolvedor fazer a melhor escolha para sua implementação.

Também será possível utilizar de modo mais eficiente os canais de radiodifusão na banda de 2,4 GHz, com menos tempo de difusão necessário para a conclusão das tarefas, abrindo o caminho para soluções ricas. Essas melhorias nos canais de transmissão permitirão que os desenvolvedores criem aplicativos baseados na experiência que possam unir os mundos físico e virtual.

Detecção de interferência

Para desenvolvedores de celular criando a próxima geração de dispositivos, as máscaras de disponibilidade de slots podem ser usadas para detectar interferência em bandas vizinhas e prevenir automaticamente a interferência. Um dispositivo Bluetooth 5.0 pode indicar a disponibilidade de transmissão e recepção de seus slots quando estiver trabalhando com sistemas Mobile Wireless Standard (MWS).

A expectativa é que os primeiros dispositivos com Bluetooth 5, entre os quais smartphones, tablets, relógios, fones, e gadgets para Internet das Coisas cheguem no começo de 2017, possivelmente povoando a CES 2017 com novidades interessantes.


5

Comentários

Revolução na Internet das Coisas: Bluetooth 5 tem quatro vezes mais alcance e dobro de velocidade
  • quem ainda usa bluetooth pra transferência de arquivo ? nossa eu venho dizer a vc pobre sofredor que baixe o es file xplore e seja feliz, envia arquivos via wifi apenas um aparelho liga o roteador e o outro se conecta, mais rapido e mais alcance que bluetooth, e tem varios alem do es file xplore, fica a gosto de cada um

    • pra transferências continua não valendo a pena, 2mbps é muito pouco perto dos mais de 30 que vc consegue via WiFi direct

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista