LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas mostram como grafeno pode ser ideal para memórias de smartphones flexíveis

10 de abril de 2017 6

Fabricantes estão em uma corrida pelo smartphone dobrável e patentes sugerem que algumas delas já podem lançar um desses dispositivos em breve. Exemplo disso são patentes recentes da Samsung, da Xiaomi, da Microsoft e da LG. Mas uma barreira a ser ultrapassada para tornar isso possível é fazer com que todos os componentes sejam flexíveis.

Parece que resposta para isso é o grafeno, o material que tem sido promessa para muitos avanços tecnológicos, inclusive para criar dispositivos flexíveis. Um documento escrito por cientistas da Universidade de Exeter revela como um novo sistema de armazenamento feito de grafeno poderia substituir a memória flash atual.

Este material tem a vantagem de ser mais barato e é uma combinação híbrida de óxido de grafeno e óxido de titânio. Além de flexível, esta memória pode gravar e ser lida em apenas cinco nanosegundos, tem apenas 50 nanômetros de comprimento e 8 nanômetros de espessura. Ah, e também é transparente.

Infelizmente, como outras descobertas sobre a utilidade do grafeno, é que isso ainda pode demorar para se tornar real. O problema tem sido o complexo processo necessário para o crescimento do material, o que atrapalha na quantidade e qualidade do grafeno cultivado.

Empresas como a Samsung têm investido em pesquisas que ajudarão o grafeno a se tornar importante em dispositivos como smartphones. Afinal, o material é mais eficiente na condução de elétrons do que o silício, atingindo 1.000 quilômetros por segundo, 30 vezes mais rápido do que o material usado atualmente.


6

Comentários

Cientistas mostram como grafeno pode ser ideal para memórias de smartphones flexíveis
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista