LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Agosto: Intel amarga números desastrosos enquanto AMD domina vendas de CPUs

11 de setembro de 2020 52

Foi-se o tempo que a Intel estava confortável na posição de empresa a mais vender processadores para desktops. Desde 2018 a AMD passou a assustá-la e hoje está à sua frente, e números de vendas relativos a agosto desse ano mostrando números que podem deixar executivos da Intel sem dormir.

Segundo dados da Mindfactory, das principais varejistas do mercado de tecnologia da Alemanha e Europa, 84% dos processadores comercializados em agosto desse ano foram da linha Ryzen, da AMD.

Curiosamente a Mindfactory também traz dados relativos aos preços cobrados pelos processadores de cada marca. Aqueles da Intel sofreram uma queda média de preço de 8,8% nos últimos 12 meses. E mesmo com a AMD aumentando, em média, 0,1% seus preços, a superioridade da linha Ryzen prevaleceu para dar números fortes a ela.


Os processadores mais comercializados em agosto foram respectivamente os Ryzen 5 3600, Ryzen 7 3700x, e Ryzen 9 3900x. A Intel só começa a figurar na nona posição, com o Core i7-10700K.

Ainda na visão da Mindfactory a Intel começou a perder parcelas expressivas de mercado ali por 2018, quando a AMD conseguiu entregar arquitetura de 7 nanômetros ao mercado. A Intel ainda luta para trabalhar com litografia de 10 nanômetros. Por isso, a Intel deve seguir em uma posição desconfortável por mais tempo, já que essa diferença tecnológica impacta diretamente em desempenho de hardware e consumo energético.

Vale lembrar, a 11º geração de processadores Intel Core acabou decepcionando por trazer poucas melhorias em relação à décima geração. Outro baque a Intel deverá sentir nos próximos anos é o fim da dependência dos Macs e Macbooks pelos seus chips, já que a Apple migrará seus produtos para arquitetura ARM.

E você, acha que a Intel poderá se recuperar a médio e longo prazo? Conte para a gente nos comentários!


52

Comentários

Agosto: Intel amarga números desastrosos enquanto AMD domina vendas de CPUs
  • A AM,D na época de seu reinado com os Athlons 64 e X2, enfiou a faca no mercado, eram preços surreais. Aí com os Core2Duo e Core2Quad a Intel deu a volta por cima e...

    Enfiou a faca também.

    Parem de ser fanboys e torçam para mais empresas lançarem processadores com performance e preços competitivos.

    Esse cartel AMD/Intel já deu!

    • Cara acho que a gente não tem que brigando por Intel ou AMD, sim por preços mais justos. os cara fica atacando, "fanboy da AMD, INTEL" não tô defendendo nenhuma das empresas, mas já pensou o quanto ruim seria se a Intel deixa se o mercado, a AMD poderia fazer o que bem quiser com os preços. Mesmo que uma empresa não seja boa precisamos dela.

        • Testemunha de AMD detected

            • As pessoas não sabem ler e interpretar ? A reportagem diz: AMD está vendendo mais que Intel na europa. Cerca de 85% para 15% da intel. Se você acha que a amd não tem mercado, esquenta muito, ou que intel é melhor, você ainda está em 2015 usando um i5 4690k. Os intel atuais chegam a 90 graus facilmente, vendem menos que AMD, e são melhores em multi tarefas( jogos e render usam multitarefa). Não é uma matéria de opinião, é um fato, AMD vende 85 processadores pra cada 15 da intel.

                • Silvio espera quando Intel Atackar com Processadores de Alder Lake com memorias de DDR5 Intel esta atrazada AMD superou mas nao e por muito problema de processadores da Intel aquecam muito e mesmo com Watercooler as veses nao da nao funciona bem AMD ja esta caminhar para 5 nm intel parou por enquanto nos 14 nm tem 5 geraçoes com mesma tecnologia 14 nm incrivel Comecar com Skylake acabar com Rocket Lake todos e de 14 nm e por isso eu continhou usar meu I7 4790k parei no tempo porque mesmo com Superioridade de mais corres nas geraçoes 8 9 10 11 continuam na mesma Litografia 14 nm e bebam energia como cavalo 95 watts para 125 watts isso e absurdo em quando meu velhote I7 4790k so beba 88 watts eu nao estou ver fazer Upgrade para processadores com Geraçoes iguais eu espero Saltar para memoria DDR5 de DDR3 para DDR5 e com Socket 1700 da intel Alder lake AMD pode ganhar mas superiodade sempre era da Intel AMD tem bons processadores sem duvida mas vamos ver o que Intel e AMD vao lancar por na mesma Com novas memorias a sair no final de 2021 DDR5 que vao ter 5200 mhz transferencia

                    • Aparentemente seu comentário deve ter sido pra mim, mas acho que me expressei mal e fez você entender que estou criticando os amd e sua superioridade em vendas na Europa, na realidade minha crítica é pros comentários dos fan boys que falam em superioridade em nunca ter olhado nem mesmo uma comparação de desempenho. E eu não estou mais em 2014 com meu i7 4790k, estou em 2020 com meu i7 10700k que tem desempenho superior a qualquer amd em jogos e isso não é opinião e sim um fato. Por isso escolhi o 10700k ao invés do 3800x que era minha opção até a promoção do Intel. Mas não nego a superioridade que a amd está impondo sobre amd isso também é um fato.

                      • Brasileiro e sua mania besta de se apaixonar por marcas ao invés de analisar números, tenho um i7 4790k e resolvi fazer um upgrade para um octa core com hyperthreading e o ryzen 3800x era de longe meu favorito pra essa aquisição porém como minha principal ocupação é jogos eu comprei um i7 10700k numa promoção por um preço menor que o ryzen 7 3800x, terei superioridade em jogos e desempenho semelhante em tarefas multi threading por um preço abaixo dos amd. Meu bolso escolhe custo benefício e não paixão por marca kkkk

                          • É aquela velha história a Intel estava muito confortável então não entregava muita coisa.
                            Eu sou um que migrou para o Ryzen.
                            Estava na sexta geração e para migrar pra sétima teria que trocar de placa mãe "até aquele ponto minha placa mãe não ia ter suporte a sétima".
                            Troquei pro Ryzen de primeira geração, agora pra terceira geração.
                            Não posso dizer que o processador estava mais barato mas o conjunto placa mãe e processador está durando mais na AMD.

                              • Ficaria melhor se o governo brasileiro diminuísse a tributação dos eletrônicos que hoje e 70% pra 9% igual o USA.

                                  • Pra AMD ganhar força seria bom a Intel continuar cagada em 2021, aí em 2022 volta aquela competição acirrada gostosinha.

                                      • Fico triste com uma notícia dessas. KKKKKKKKKKKKKKKK E chora fanboy da intel. AMD botando até o talo na intelzinha. huahuahuahu

                                          • Este artigo é de FanBoy de AMD... É a mesma besteira entre Honda e Toyota... Se a AMD está vendendo mais la fotos é devido ao preço mais baixo.em relação à intel. Aqui no Brasil i3 e Ryzen3, i5 e Ryzen5, i7 e Ryzen7, i9 e Ryzen9 estão MESMOS preços. Aí quando vc no CPU check ou outros reviews percebe que a intel tem mais poder no single core e amd no multi.
                                            Para games, como foi meu caso fiz meses de pesquisa, e os i5 10600K e i7 10700K foram melhores opções. Ambos processadores são bons, mas concorrência não existe, e sim monopólio, oligopólio, cartel.

                                              • Então, se você e uma pessoa que ao jogar fecha todos os outros programas, ok concordo com o desempenho da Intel, mas eu não sou esse público, eu jogo, mantenho meu navegador aberto, meu Discord e entre outros programas, logo a regra do singles core pra mim é uma piada.

                                                  • A Intel errou feio em ter feito o i7 9700k sem hyperthreading perdendo performance no multi pros ryzen 3700x e 3800x que são seus concorrentes diretos, porém ela percebeu a caçada e trouxe os i7 10700k com hyperthreading com a mesma configuração de 8c/16t dos 3700x/3800x então afirmar que os i7 10700k tem desempenho inferior aos ryzen 7 3700x/3800x já ficou no passado, todos os testes honestos mostram que ambos possuem desempenho semelhantes em testes multi e os Intel i7 10700k tem desempenho relativamente superior em jogos chegando a superar os 10% em alguns jogos com resolução em full hd. O grande problema é que esse processador estava custando nem mais que um 3700x porém tive a sorte de comprar com um preço levemente abaixo.

                                                      • EvertonJ e nao so intel erro em tudo comecando Lancar 5 geracoes com mesma Letografia 14 nm em quando AMD ja esta caminhar para 5nm I7 10700k e bom processador mas ai esta e com mesma letografica e beba energia como cavalo isso singnifica uma coisa aquecimento aquece bue porque percisa muita energia eu continou usar meu velhor I7 4790k porque ele ainda e um bom processador mesmo em 2021 eu no seu lugar nao corria fazer upgrade para I710700k porque no final esse ano 2021 vao sair memorias DDR5 e intel vai lancar finalmente tecnologia com 10 nm e Novo Socket 1700 Memorias DDR4 nao e muito superior a DDR3 por isso quem tem tecnologias antigas nao percisam correr fazer upgrade Mesmo quem tem I7 8700k nao vale pena actualizar para 10700k Processadores da Intel tem tendencia aquecer

                                                      • Brasileiro tem uma mania besta de se apaixonar por marcas ao invés de analisar números. Eu tenho um i7 4790k e resolvi fazer um upgrade para um octa core com hyperthreading e o ryzen 3800x era de longe meu favorito, mas de última hora uma promoção no i7 10700k com preço levemente abaixo do 3800x fez eu dar uma guinada e escolher o intel pela superioridade comprovada em jogos e single e empate no multi com os 3800x. Caso no próximo upgrade a amd já tenha superado a Intel em jogos eu não terei problema nenhum em escolher um processador dela, meu bolso escolhe custo benefício e não paixão por marca kkkk

                                                          • A nível de performance os processadores são a mesma coisa, o problema da AMD é que sempre prendeu fogo os processadores para fazer o que a Intel faz! Só vende por causa do preço mesmo! Só tenho Intel, mas gostaria de testar um AMD atual para ver se pararam de fritar como eram! Conheço a Intel desde 1992 da época do 286 que tinha a Cirix e os K6 brigando.

                                                              • Fica a dica, deveria testar os novos processadores da amd para reformular a opinião, só escolhi. Amd após os Ryzen 2000, agora estou com um Ryzen 7 3700x. E mesmo com o overclock ainda sim mantenho em torno de 50 a 53 graus. Depois da mudança de arquitetura a amd deixou de virar um forno elétrico como nos fx antigos

                                                                • va cagar numa lata

                                                                  • No mercado de notebook, ainda a uma grande variedade de modelos Intel, porém a culpa é das marcas que usam pouco amd, eu penei para achar um rayzen 5 , só Lenovo ideap s145 mas ainda falta muitos modelos e marca usarem mas amd.

                                                                    • Essa comparação é a mesma que comparar Ferrari com Honda, uma te dar o melhor em desempenho, enquanto a outra em custo benefício.
                                                                      A Intel entrega mais força bruta nós processadores que custam uma casa rsrs, enquanto os da Intel entregam o que de fato a maioria das pessoas precisam e que realmente podem pagar.

                                                                        • Está disputa tem um vencedor. Consumidor. Se não fosse concorrência estaríamos com dual core até hj. Hoje vemos preços caírem e a qualidade se ambas melhorar.

                                                                          • Amém

                                                                            • Na minha opinião a AMD pode até estar vendendo mais, só isso e é por causa que muita gente está achando que ela é melhor que a Intel a Intel é a melhor em qualidade e preço só muda que ela está vendendo menos mas eu não levo isso em consideração quando vou comprar um processador

                                                                                • Falou pouco, mas falou muita bosta

                                                                                  • Fala bosta

                                                                                      • depende do uso que vc irá fazer no pc mano, pra um home office talvez sería mais vantagem um vídeo integrado e nesse aspecto nem tem disputa a amd é bem melhor, se tu quer um pc pra fazer streamer de games e tem pouca grana um ryzen vai te suprir melhor já que 3le é melhor no Multithreading, mas isso vai muito de opinião tb eu particularmente gosto de amd mas eu estou ciente que a intel é melhor pra jogos por exemplo, mas eu sugiro vc da uma pesquisada ai pq a amd tá com os preços melhores ultimamente e já e superior a intel em vários aspectos (o ryzen 3 3300x é mais barato que o i5 9400f, apesar do R3 3300x ser 4/8 é o i5 9400f ser 6/6 o ryzen ainda assim ganha de i5 em tudo).

                                                                                        • Nem só de processadores é a Intel, nos últimos 20 anos eles desenvolveram tecnologias além de tudo que se conhece.
                                                                                          A verdade está lá fora ! %uD83D%uDC7D

                                                                                            • murro na intel

                                                                                                • Nem só de "coisas ruins" vive 2020, essa situação me lembra a época do lançamento dos K8... uma pena que a AMD nao conseguiu manter o fôlego e foi enfraquecendo com o tempo, espero que desta vez ela siga firme fazendo frente a intel, o mercado só tem a ganhar com isso.

                                                                                                  • AMD fazendo um excelente trabalho

                                                                                                      • Já havia alertado que a Intel pode não ter um futuro brilhante.
                                                                                                        E a próxima é a IBM. Outrora poderosa.

                                                                                                          • Incrível como não percebemos que somos reféns de apenas duas empresas no mundo inteiro quando se fala em processadores.

                                                                                                            • Põe no bumbum na Intel kkkkkk, isso mesmo

                                                                                                                • Que vença o melhor (e mais barato)

                                                                                                                    • Interessante... Só confirma mais ainda o quão o AMD está forte e recuperando dos prejuízos no inicio de 2010!!

                                                                                                                        • E assim a competição vai se acirrando... Agora a intel vai correr atrás

                                                                                                                            • Meu deus que tristeza %uD83E%uDD23%uD83E%uDD29

                                                                                                                                • Avante AMD!!!

                                                                                                                                    • Fico muito triste com uma notícia dessas %uD83E%uDD73%uD83E%uDD17

                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                        Windows

                                                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista