LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Atualização “Moment 5” chega ao Windows 11: saiba o que ela muda

10 de abril de 2024 11

O Windows 11 recebeu uma nova atualização por parte da Microsoft: apelidada “Moment 5”, ela já vinha sendo distribuída de forma gradual, mas agora tornou-se mandatória para toda a base de usuários do sistema operacional.

O lançamento não é dos maiores e não traz grandes mudanças ao Windows 11, limitando-se a algumas alterações de qualidade de vida para aplicações simples e correções para o app de configurações de sistema e opções de acessibilidade.

Veja também

A maior mudança fica para o recurso de ajuste de apps na tela. Introduzida em 2021, a função Snap Layouts agora consegue se antecipar ao seu desejo de reagrupar a exibição dos programas instalados, sugerindo formatos com base nas suas preferências.

O melhor é que o funcionamento dessa função permaneceu igual: basta passar com o ponteiro do mouse por cima do botão de aumentar ou reduzir tamanho e selecionar o esquema de agrupamento que você preferir. A atualização Moment 5 traz novas opções para isso.

Outro ponto interessante é visto no compartilhamento por proximidade: agora, é possível que você utilize um nome para o seu computador apenas para esta finalidade, sendo que antes, o Windows 11 exibia os dados do seu PC inscritos na seção “Sobre” do sistema.

Ainda sobre o compartilhamento, a interface de usuário dessa função foi redesenhada para incluir mais aplicações de terceiros, como WhatsApp ou algum programa de e-mail. E agora, uma mudança bem-vinda é o acionamento automático do Wi-Fi e do bluetooth sempre que você ligar a opção de compartilhar o PC por proximidade.

A transmissão de tela também foi levemente retocada, agora com duas novas opções: uma para a solução de problemas, outra que abre mais opções de dispositivos para conexão.

A seção de Recuperação de Sistema agora conta com uma opção dedicada a consertar o Windows 11 dentro do menu do Windows Update. A função em si não é nova, mas o botão dedicado a ela sim: basicamente, o recurso permite que você reinstale o sistema operacional ao refazer o download dele dos servidores da Microsoft.

O controle do Windows 11 por comandos de voz – uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência – agora dá suporte à criação de atalhos customizados, algo bem interessante de se ter para automatizar diversas tarefas. Com um atalho específico, você pode programar um conjunto de ações processuais, como “abrir o navegador e acessar o TudoCelular”, criar e editar documentos inteiros no Office 365, salvar alterações em arquivos e fechar apps. Infelizmente, por enquanto, essa é uma novidade exclusiva para usuários nos EUA.

Ainda sobre a acessibilidade, a Microsoft criou novas formas de interação com o Windows Narrator, além de facilitar o download de novas vozes e maior facilidade em reproduzir amostras delas.

Por fim, uma mudança que pode irritar os fãs mais puristas do layout da barra de tarefas: o botão de “minimizar tudo” foi removido e, no lugar dele, a Microsoft posicionou o acionamento do Copilot, a sua IA generativa criada em parceria com a OpenAI. Felizmente, uma opção dentro do menu Configurações > Personalização > Barra de Tarefas permite alterar isso.

A atualização “Moment 5” do Windows 11 já está disponível para download por meio do Windows Update, no seu próprio computador.


11

Comentários

Atualização “Moment 5” chega ao Windows 11: saiba o que ela muda
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos