
Curiosidade 08 Abr
O Windows 11 recebeu uma nova atualização por parte da Microsoft: apelidada “Moment 5”, ela já vinha sendo distribuída de forma gradual, mas agora tornou-se mandatória para toda a base de usuários do sistema operacional.
O lançamento não é dos maiores e não traz grandes mudanças ao Windows 11, limitando-se a algumas alterações de qualidade de vida para aplicações simples e correções para o app de configurações de sistema e opções de acessibilidade.
A maior mudança fica para o recurso de ajuste de apps na tela. Introduzida em 2021, a função Snap Layouts agora consegue se antecipar ao seu desejo de reagrupar a exibição dos programas instalados, sugerindo formatos com base nas suas preferências.
O melhor é que o funcionamento dessa função permaneceu igual: basta passar com o ponteiro do mouse por cima do botão de aumentar ou reduzir tamanho e selecionar o esquema de agrupamento que você preferir. A atualização Moment 5 traz novas opções para isso.
Outro ponto interessante é visto no compartilhamento por proximidade: agora, é possível que você utilize um nome para o seu computador apenas para esta finalidade, sendo que antes, o Windows 11 exibia os dados do seu PC inscritos na seção “Sobre” do sistema.
Ainda sobre o compartilhamento, a interface de usuário dessa função foi redesenhada para incluir mais aplicações de terceiros, como WhatsApp ou algum programa de e-mail. E agora, uma mudança bem-vinda é o acionamento automático do Wi-Fi e do bluetooth sempre que você ligar a opção de compartilhar o PC por proximidade.
A transmissão de tela também foi levemente retocada, agora com duas novas opções: uma para a solução de problemas, outra que abre mais opções de dispositivos para conexão.
A seção de Recuperação de Sistema agora conta com uma opção dedicada a consertar o Windows 11 dentro do menu do Windows Update. A função em si não é nova, mas o botão dedicado a ela sim: basicamente, o recurso permite que você reinstale o sistema operacional ao refazer o download dele dos servidores da Microsoft.
O controle do Windows 11 por comandos de voz – uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência – agora dá suporte à criação de atalhos customizados, algo bem interessante de se ter para automatizar diversas tarefas. Com um atalho específico, você pode programar um conjunto de ações processuais, como “abrir o navegador e acessar o TudoCelular”, criar e editar documentos inteiros no Office 365, salvar alterações em arquivos e fechar apps. Infelizmente, por enquanto, essa é uma novidade exclusiva para usuários nos EUA.
Ainda sobre a acessibilidade, a Microsoft criou novas formas de interação com o Windows Narrator, além de facilitar o download de novas vozes e maior facilidade em reproduzir amostras delas.
Por fim, uma mudança que pode irritar os fãs mais puristas do layout da barra de tarefas: o botão de “minimizar tudo” foi removido e, no lugar dele, a Microsoft posicionou o acionamento do Copilot, a sua IA generativa criada em parceria com a OpenAI. Felizmente, uma opção dentro do menu Configurações > Personalização > Barra de Tarefas permite alterar isso.
A atualização “Moment 5” do Windows 11 já está disponível para download por meio do Windows Update, no seu próprio computador.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários