LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft está confiante no Windows em Arm e espera derrotar MacBook Air da Apple, diz rumor

08 de abril de 2024 31

A Microsoft dedicou grandes esforços na adaptação de seu sistema operacional para a arquitetura Arm, e hoje, o Windows em Arm está cada vez mais recheado de funções e aplicativos que, antes, eram compatíveis somente com a arquitetura x86. Após investir alto na plataforma, a big tech parece estar confiante em seu potencial para disputar com a Apple.

De acordo com fontes relacionadas ao assunto, a gigante de software acredita que os dispositivos equipados com Windows 11 e processadores Arm serão capazes de rivalizar e superar o MacBook Air com Apple M3, especificamente em termos de aplicações baseadas em inteligência artificial e desempenho geral da CPU.

Microsoft pode lançar nova versão do Surface Pro 10 com Snapdragon X Elite (Imagem: Reprodução)

Após várias gerações de processadores que não conseguiram derrotar a soberania do hardware da Apple, a Microsoft acredita que o Snapdragon X Elite, da Qualcomm, finalmente oferecerá o desempenho necessário para popularizar o Windows em Arm.

A Microsoft está suficientemente confiante nos novos chips para planejar demonstrações práticas que destacarão como esse hardware será mais rápido que o MacBook Air com M3 em tarefas de CPU, inteligência artificial e emulação de aplicativos. Espera-se que a emulação do Windows em Arm seja mais rápida que o Rosetta 2 da Apple.

Cabe lembrar que o Rosetta 2 se tornou uma ferramenta-chave para o sucesso dos notebooks com processadores Arm da Apple. Graças ao emulador, vários aplicativos programados para x86 e x64 puderam funcionar no MacBook a partir de 2020, ano em que a Apple substituiu os processadores da Intel por seus próprios chips baseados em Arm.

(Imagem: Reprodução)

Além da compatibilidade do sistema operacional, também é fundamental que haja um ecossistema de aplicativos preparados para a nova arquitetura. O Google, por exemplo, finalmente lançou uma versão do Chrome para Windows em Arm.

Rumores indicam que a Microsoft pretende lançar as versões de consumo do Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 com Snapdragon X Elite, dispensando os processadores Core Ultra da Intel, que podem permanecer exclusivos para as versões corporativas dos notebooks.

Para reforçar a popularidade do Windows em Arm, especula-se também que a Microsoft disponibilizaria eventuais novos recursos de inteligência artificial com prioridade aos notebooks equipados com Snapdragon X Elite. Dispositivos que possuem processadores da AMD e Intel receberiam essas ferramentas logo em seguida.

A Microsoft agendou um evento para 20 de maio que antecederá a Build 2024. Espera-se que a conferência tenha foco nos próximos dispositivos da família “Surface” e nas mudanças no Windows com IA. Na ocasião, é possível que a empresa apresente seus primeiros notebooks equipados com o novo processador da Qualcomm.

Veja mais!


31

Comentários

Microsoft está confiante no Windows em Arm e espera derrotar MacBook Air da Apple, diz rumor
  • é mais um tiro no pé (pra quem comprar esse hardware, pois ele ainda é fraco), ainda bem que hoje em dia mais de 90% da receita da Microsoft vem das mensalidades dos serviços em nuvem como o Azure e o Office, e os 10% que lucra vendendo Windows são quase tudo vindo de contratos com os governos, a venda de Windows já embarcados por fabricantes de laptop apresenta menos de 2% dos ganhos, e é muito fácil não devolver o dinheiro de quem tomar prejuízo comprando esses ARM, quando a Microsoft desistir desse hardware basta dizer que o Windows ja comprado com o laptop ainda vale pra instalar em PCs comuns, pois a venda da licença é apenas a venda no número de série, tem um serial Vale do serve tanto no Windows x86 quanto no 64 bit e também no ARM, assim a de devolver o dinheiro de quem se prejudicar comprando essas bombas, na verdade é que mais cedo ou mais tarde a Microsoft vai cair na real e perceber que é mais fácil ela apenas criar um desktop novo em cima do Android e criar um emulador digno que faça aplicativos escrito meio do Windows rodar esse celulares, tablets e laptops Android, depois ela vai partir para cima dos Macbook fazendo a mesma coisa, criando um novo aplicativo de desktop e o aplicativo emulador que faz rodar aplicativos Windows no Macbook, E é só isso que a Microsoft precisa fazer para ela dominar totalmente o mercado, quando ela olha para o mercado americano ela vê 85% da população dos EUA utilizando macbooks, e metade desses já usando macbooks com processador ARM, é notória início do que não está na hora ainda da população inteira dos Estados Unidos comprar um laptop novo, e obviamente voltarão a comprar MacBook por causa da Integração com o iPhone e etc, Lembrando que 100% da população dos EUA utilizam iPhone, nem os funcionários do Google usam o Android, EUA realmente é o país do conto de fadas onde todos tem iPhone e macbooks, Microsoft domina é no resto do mundo assim como o Google só domina com Android no resto do mundo, EUA é diferente do resto, a Microsoft sabe disso e a única saída é criar um emulador que faça rodar aplicativos do Windows sobre o macOS, e até mesmo criar aplicativos para iPhone, no mesmo vale para o Android, é muito mais fácil fazer uma parceria com a Samsung para criar um desktop ainda melhor para os tablets e Laptops com Android, e o tempo que perdeu o criando emulador para rodar aplicativos do Windows x86 no Windows Arm teria sido o tempo de criar o mesmo emulador para rodar aplicativos de Windows em cima do Android em ARM,

      • Pensei que ARM era de celular porque eles querem tanto ARM por que nao continuam com os x64 que sempre deram certo

          • Logo agora que comprei meu notebook da Dell com Ryzen 5 5500U .

              • "Diz rumor"

                  • É intrigante observar como indivíduos, limitados em perspectiva, educação e cultura, podem ser levados ao desespero na tentativa de defender o indefensável. Uma marca, através de estratégias de persuasão, consegue influenciar certos indivíduos, que, elevados ao papel de defensores fervorosos %u2014 quase como figuras quixotescas defendendo a Apple %u2014, erguem argumentos frágeis, comparáveis a castelos de areia, facilmente desmoronados por qualquer contra-argumentação.
                    Quando confrontados, esses mesmos indivíduos perdem rapidamente a compostura e o discernimento, recorrendo a insultos e palavras ofensivas que, no Brasil, são consideradas crimes.
                    A sensação de impunidade, fortalecida pelo anonimato proporcionado por pseudônimos na internet, apenas agrava a situação.
                    O mais lamentável é a inação de plataformas online, que falham em intervir e corrigir tais comportamentos.

                      • Argumento de Apedeuta é ofender os outros se informem antes de falar que é fake news o valor da Microsoft ontem U$ 3.15 bilhões de dólares, valor da Apple U$ 2.60 bilhões de dólares, talvez por nunca terem investido em ações não saibam procurar informações na bolsa de valores e me ofender não vai adiantar seus apedeultas energumino.
                        Quanto desespero para defender sua única posse um smartphone, vão estudar e vê se criam redução que pelo visto foi esquecida pelos seus progenitores.

                          • Quanto rancor é ódio de empresas chinesas, vamos ver como a Apple se sai contra as cortes americanas, porque além de perder mercado na China é vai ter que abrir para outras stores na Europa.

                              • Em valor de mercado já bateu a Apple e ela que ao se cuida que a Nvidia está logo atrás, em IA nem se comenta, e Haters estudem antes de falar tanta bobagem sem ter conhecimento técnico e para quem a Apple foi pedir socorro para sua IA para a Open AI, a Microsoft é dona de 49% da Open AI, além de não depender de terceiros para hospedagem e nuvem, só uma pequena parte do seu faturamento vem de devices, tablets e notebooks.

                                • Apple sempre aclamada por ter os melhores processadores do mercado. Não adianta Microsoft, não chegará nem perto. Atura ou surta

                                  • se com o android emulando windows em arm já tá excelente, a hora que isso for efetivado, realmente será a revolução, não digo que pcs com x86 vão acabar, mas notebooks de baixo / médio desempenho, nucs e afins, serão revolucionados. O macbook só n é 100% "rodável" em jogos por conta do arm, mas no windows com a walcomm, a historia é diferente, torço que o mesmo se aplique ao linux. Wine é o primeiro passo.

                                      • Todas querem bater a gigante Apple mas ninguém consegue. Aclamação!!!!

                                          • Mas o desempenho do Intel Core i7-1370P supera o do Apple M2 e não consume muito mais que o Apple.

                                              • Tenho um notebook Samsung com um i5-1335U e supera o M2 base em alguns testes. Em eficiência a Apple ainda segue soberana, mas em desempenho, Intel tem opções interessantes em todas as faixas de preço.

                                                • Estou de olho num ARM, mas vou esperar lançar o Windows 12 antes.

                                                    • o problema não é o Windows, é o suporte de programas de terceiros

                                                        • Pra começar quem iniciou o uso do ARM foi a Microsoft lá em 2012, e a Apple quiçá tem A.I igual tem o Windows Copilot, quando entrar outras players além da Qualcomm a maçã será massacrada

                                                          • Só vou trocar meu notebook quando houver boas opções de windows em ARM.

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista