LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft está confiante no Windows em Arm e espera derrotar MacBook Air da Apple, diz rumor

08 de abril de 2024 31

A Microsoft dedicou grandes esforços na adaptação de seu sistema operacional para a arquitetura Arm, e hoje, o Windows em Arm está cada vez mais recheado de funções e aplicativos que, antes, eram compatíveis somente com a arquitetura x86. Após investir alto na plataforma, a big tech parece estar confiante em seu potencial para disputar com a Apple.

De acordo com fontes relacionadas ao assunto, a gigante de software acredita que os dispositivos equipados com Windows 11 e processadores Arm serão capazes de rivalizar e superar o MacBook Air com Apple M3, especificamente em termos de aplicações baseadas em inteligência artificial e desempenho geral da CPU.

Microsoft pode lançar nova versão do Surface Pro 10 com Snapdragon X Elite (Imagem: Reprodução)

Após várias gerações de processadores que não conseguiram derrotar a soberania do hardware da Apple, a Microsoft acredita que o Snapdragon X Elite, da Qualcomm, finalmente oferecerá o desempenho necessário para popularizar o Windows em Arm.

A Microsoft está suficientemente confiante nos novos chips para planejar demonstrações práticas que destacarão como esse hardware será mais rápido que o MacBook Air com M3 em tarefas de CPU, inteligência artificial e emulação de aplicativos. Espera-se que a emulação do Windows em Arm seja mais rápida que o Rosetta 2 da Apple.

Cabe lembrar que o Rosetta 2 se tornou uma ferramenta-chave para o sucesso dos notebooks com processadores Arm da Apple. Graças ao emulador, vários aplicativos programados para x86 e x64 puderam funcionar no MacBook a partir de 2020, ano em que a Apple substituiu os processadores da Intel por seus próprios chips baseados em Arm.

(Imagem: Reprodução)

Além da compatibilidade do sistema operacional, também é fundamental que haja um ecossistema de aplicativos preparados para a nova arquitetura. O Google, por exemplo, finalmente lançou uma versão do Chrome para Windows em Arm.

Rumores indicam que a Microsoft pretende lançar as versões de consumo do Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 com Snapdragon X Elite, dispensando os processadores Core Ultra da Intel, que podem permanecer exclusivos para as versões corporativas dos notebooks.

Para reforçar a popularidade do Windows em Arm, especula-se também que a Microsoft disponibilizaria eventuais novos recursos de inteligência artificial com prioridade aos notebooks equipados com Snapdragon X Elite. Dispositivos que possuem processadores da AMD e Intel receberiam essas ferramentas logo em seguida.

A Microsoft agendou um evento para 20 de maio que antecederá a Build 2024. Espera-se que a conferência tenha foco nos próximos dispositivos da família “Surface” e nas mudanças no Windows com IA. Na ocasião, é possível que a empresa apresente seus primeiros notebooks equipados com o novo processador da Qualcomm.

Veja mais!


31

Comentários

Microsoft está confiante no Windows em Arm e espera derrotar MacBook Air da Apple, diz rumor
  • é mais um tiro no pé (pra quem comprar esse hardware, pois ele ainda é fraco), ainda bem que hoje em dia mais de 90% da receita da Microsoft vem das mensalidades dos serviços em nuvem como o Azure e o Office, e os 10% que lucra vendendo Windows são quase tudo vindo de contratos com os governos, a venda de Windows já embarcados por fabricantes de laptop apresenta menos de 2% dos ganhos, e é muito fácil não devolver o dinheiro de quem tomar prejuízo comprando esses ARM, quando a Microsoft desistir desse hardware basta dizer que o Windows ja comprado com o laptop ainda vale pra instalar em PCs comuns, pois a venda da licença é apenas a venda no número de série, tem um serial Vale do serve tanto no Windows x86 quanto no 64 bit e também no ARM, assim a de devolver o dinheiro de quem se prejudicar comprando essas bombas, na verdade é que mais cedo ou mais tarde a Microsoft vai cair na real e perceber que é mais fácil ela apenas criar um desktop novo em cima do Android e criar um emulador digno que faça aplicativos escrito meio do Windows rodar esse celulares, tablets e laptops Android, depois ela vai partir para cima dos Macbook fazendo a mesma coisa, criando um novo aplicativo de desktop e o aplicativo emulador que faz rodar aplicativos Windows no Macbook, E é só isso que a Microsoft precisa fazer para ela dominar totalmente o mercado, quando ela olha para o mercado americano ela vê 85% da população dos EUA utilizando macbooks, e metade desses já usando macbooks com processador ARM, é notória início do que não está na hora ainda da população inteira dos Estados Unidos comprar um laptop novo, e obviamente voltarão a comprar MacBook por causa da Integração com o iPhone e etc, Lembrando que 100% da população dos EUA utilizam iPhone, nem os funcionários do Google usam o Android, EUA realmente é o país do conto de fadas onde todos tem iPhone e macbooks, Microsoft domina é no resto do mundo assim como o Google só domina com Android no resto do mundo, EUA é diferente do resto, a Microsoft sabe disso e a única saída é criar um emulador que faça rodar aplicativos do Windows sobre o macOS, e até mesmo criar aplicativos para iPhone, no mesmo vale para o Android, é muito mais fácil fazer uma parceria com a Samsung para criar um desktop ainda melhor para os tablets e Laptops com Android, e o tempo que perdeu o criando emulador para rodar aplicativos do Windows x86 no Windows Arm teria sido o tempo de criar o mesmo emulador para rodar aplicativos de Windows em cima do Android em ARM,

      • Pensei que ARM era de celular porque eles querem tanto ARM por que nao continuam com os x64 que sempre deram certo

          • Logo agora que comprei meu notebook da Dell com Ryzen 5 5500U .

              • "Diz rumor"

                  • É intrigante observar como indivíduos, limitados em perspectiva, educação e cultura, podem ser levados ao desespero na tentativa de defender o indefensável. Uma marca, através de estratégias de persuasão, consegue influenciar certos indivíduos, que, elevados ao papel de defensores fervorosos %u2014 quase como figuras quixotescas defendendo a Apple %u2014, erguem argumentos frágeis, comparáveis a castelos de areia, facilmente desmoronados por qualquer contra-argumentação.
                    Quando confrontados, esses mesmos indivíduos perdem rapidamente a compostura e o discernimento, recorrendo a insultos e palavras ofensivas que, no Brasil, são consideradas crimes.
                    A sensação de impunidade, fortalecida pelo anonimato proporcionado por pseudônimos na internet, apenas agrava a situação.
                    O mais lamentável é a inação de plataformas online, que falham em intervir e corrigir tais comportamentos.

                      • Argumento de Apedeuta é ofender os outros se informem antes de falar que é fake news o valor da Microsoft ontem U$ 3.15 bilhões de dólares, valor da Apple U$ 2.60 bilhões de dólares, talvez por nunca terem investido em ações não saibam procurar informações na bolsa de valores e me ofender não vai adiantar seus apedeultas energumino.
                        Quanto desespero para defender sua única posse um smartphone, vão estudar e vê se criam redução que pelo visto foi esquecida pelos seus progenitores.

                          • Quanto rancor é ódio de empresas chinesas, vamos ver como a Apple se sai contra as cortes americanas, porque além de perder mercado na China é vai ter que abrir para outras stores na Europa.

                              • Em valor de mercado já bateu a Apple e ela que ao se cuida que a Nvidia está logo atrás, em IA nem se comenta, e Haters estudem antes de falar tanta bobagem sem ter conhecimento técnico e para quem a Apple foi pedir socorro para sua IA para a Open AI, a Microsoft é dona de 49% da Open AI, além de não depender de terceiros para hospedagem e nuvem, só uma pequena parte do seu faturamento vem de devices, tablets e notebooks.

                                • Apple sempre aclamada por ter os melhores processadores do mercado. Não adianta Microsoft, não chegará nem perto. Atura ou surta

                                  • se com o android emulando windows em arm já tá excelente, a hora que isso for efetivado, realmente será a revolução, não digo que pcs com x86 vão acabar, mas notebooks de baixo / médio desempenho, nucs e afins, serão revolucionados. O macbook só n é 100% "rodável" em jogos por conta do arm, mas no windows com a walcomm, a historia é diferente, torço que o mesmo se aplique ao linux. Wine é o primeiro passo.

                                      • Todas querem bater a gigante Apple mas ninguém consegue. Aclamação!!!!

                                          • Mas o desempenho do Intel Core i7-1370P supera o do Apple M2 e não consume muito mais que o Apple.

                                              • Tenho um notebook Samsung com um i5-1335U e supera o M2 base em alguns testes. Em eficiência a Apple ainda segue soberana, mas em desempenho, Intel tem opções interessantes em todas as faixas de preço.

                                                • Estou de olho num ARM, mas vou esperar lançar o Windows 12 antes.

                                                    • o problema não é o Windows, é o suporte de programas de terceiros

                                                        • Pra começar quem iniciou o uso do ARM foi a Microsoft lá em 2012, e a Apple quiçá tem A.I igual tem o Windows Copilot, quando entrar outras players além da Qualcomm a maçã será massacrada

                                                          • Só vou trocar meu notebook quando houver boas opções de windows em ARM.

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Especiais

                                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                              Software

                                                              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2