
Rumores 05 Abr
08 de abril de 2024 31
A Microsoft dedicou grandes esforços na adaptação de seu sistema operacional para a arquitetura Arm, e hoje, o Windows em Arm está cada vez mais recheado de funções e aplicativos que, antes, eram compatíveis somente com a arquitetura x86. Após investir alto na plataforma, a big tech parece estar confiante em seu potencial para disputar com a Apple.
De acordo com fontes relacionadas ao assunto, a gigante de software acredita que os dispositivos equipados com Windows 11 e processadores Arm serão capazes de rivalizar e superar o MacBook Air com Apple M3, especificamente em termos de aplicações baseadas em inteligência artificial e desempenho geral da CPU.
Após várias gerações de processadores que não conseguiram derrotar a soberania do hardware da Apple, a Microsoft acredita que o Snapdragon X Elite, da Qualcomm, finalmente oferecerá o desempenho necessário para popularizar o Windows em Arm.
A Microsoft está suficientemente confiante nos novos chips para planejar demonstrações práticas que destacarão como esse hardware será mais rápido que o MacBook Air com M3 em tarefas de CPU, inteligência artificial e emulação de aplicativos. Espera-se que a emulação do Windows em Arm seja mais rápida que o Rosetta 2 da Apple.
Cabe lembrar que o Rosetta 2 se tornou uma ferramenta-chave para o sucesso dos notebooks com processadores Arm da Apple. Graças ao emulador, vários aplicativos programados para x86 e x64 puderam funcionar no MacBook a partir de 2020, ano em que a Apple substituiu os processadores da Intel por seus próprios chips baseados em Arm.
Além da compatibilidade do sistema operacional, também é fundamental que haja um ecossistema de aplicativos preparados para a nova arquitetura. O Google, por exemplo, finalmente lançou uma versão do Chrome para Windows em Arm.
Rumores indicam que a Microsoft pretende lançar as versões de consumo do Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 com Snapdragon X Elite, dispensando os processadores Core Ultra da Intel, que podem permanecer exclusivos para as versões corporativas dos notebooks.
Para reforçar a popularidade do Windows em Arm, especula-se também que a Microsoft disponibilizaria eventuais novos recursos de inteligência artificial com prioridade aos notebooks equipados com Snapdragon X Elite. Dispositivos que possuem processadores da AMD e Intel receberiam essas ferramentas logo em seguida.
A Microsoft agendou um evento para 20 de maio que antecederá a Build 2024. Espera-se que a conferência tenha foco nos próximos dispositivos da família “Surface” e nas mudanças no Windows com IA. Na ocasião, é possível que a empresa apresente seus primeiros notebooks equipados com o novo processador da Qualcomm.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários