
31 Julho 2020
Apesar do pouco tempo de estrada, a 'Creators Update' acaba de alcançar uma marca importante. Os número da AdDuplex mostram que a versão mais atual do sistema da Microsoft já está instalada em 18% dos PCs com Windows 10. Em contrapartida, os números de quem já está testando a Redstone 3 - ou 'Fall Creators Update' - é bem mais modesto, algo em torno de 0.5%.
Já nos smartphones, 56% da fatia de usuários do Windows 10 Mobile está rodando as builds 1703 correspondentes a Creators Update, enquanto isso apenas 4.3% se arriscaram a atualizar para alguma compilação instável do ciclo "Feature2" - o polêmico sistema de atualizações que pode marcar o fim do sistema móvel da Microsoft.
No caso do mobile, o fim do suporte para diversos aparelhos aliado a falta de novos lançamentos, indica que a Creators Update ainda vai figurar como sistema mais utilizado nos Windows phones por um bom tempo:
Quanto a atual fatia de mercado da plataforma móvel da Microsoft, o sistema continua sendo ignorado pelas estatísticas da AdDuplex. Os últimos números davam conta de um total de cerca de 0.2% frente ao Android e iOS. Quando ao segmento de PCs, não temos muitas novidades aqui, os principais nomes do mercado continuam sendo a HP, Dell e Lenovo com sua extensa oferta de produtos que vão desde máquinas de entrada até notebooks premium. Logo em seguida aparecem a Toshiba e a Asus, porém com uma fatia ligeiramente inferior em comparação com a Lenovo:
Enquanto o novo sistema da Microsoft continuam crescendo no segmento de PCs, a plataforma móvel continua caminhando para um cenário cada vez mais incerto para o consumidor final. Tudo indica que o sistema continua vivo apenas no segmento corporativo, deixando de lado a pequena parcela de usuários que ainda aposta no sucesso do Windows 10 Mobile. A pergunta que fica é: será que ainda existe espaço para mais um player no mercado de dispositivos móveis? Deixe a sua opinião nos comentários.
Comentários