
15 Junho 2017
06 de junho de 2017 15
Essa não é a primeira vez que a 'Composable Shell', ou simplesmente C-Shell, aparece na web. A novidade, que funciona tanto no Windows 10 como em outras categorias de dispositivos, já está nos planos da Microsoft há pelo menos alguns meses. Essa nova implementação de software permite que a interface tradicional do Windows para PCs se adapte automaticamente de acordo com o gadget em que esteja rodando. Um novidade e tanto para os usuários do Windows nos smartphones.
Um exemplo prático? Bom, usando a C-Shell, o modo Continumm tende a ficar cada vez mais parecido com o Windows 10 tradicional para os desktops, permitindo rodar os apps em janelas separadas. Um Windows phone também poderá se aproveitar bastante da novidade trazendo diversos recursos do PC integrados no seu bolso. No vídeo abaixo, cortesia do pessoal do Windows Central, o HP Elite X3 mostra como o software funciona na prática:
Em um dispositivo compatível com a nova interface do Windows 10, será possível ter acesso a central de ações, ao menu iniciar similar ao do PC e até a compatibilidade com 'modo retrato'. Algo muito aguardado dese o lançamento do Windows 10 Mobile:
Uma das desvantagens, pelo menos por enquanto, é a falta de compatibilidade com apps que ainda não foram adaptados para a plataforma universal do sistema (UWP). Grande parte dos apps disponíveis para os Windows phones hoje ainda não funcionam, nomes como o WhatsApp e o Telegram, por exemplo, ainda precisam se adequar ao novo padrão.
Tudo indica que a C-Shell é uma das grandes apostas da gigante de softwares para trazer o Windows ainda mais completo para o segmento móvel, algo que o Windows 10 Mobile não foi capaz de fazer. Apesar de se tratar de um nova ferramenta poderosa, ainda não deu pra ter uma ideia de como essa interface por atrair o mercado consumidor. Como se trata de um recurso em fase inicial de desenvolvimento, precisamos esperar mais alguns meses para ver o que a empresa de Redmond reserva para os fãs de sua plataforma móvel.
Comentários